Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Projeto Merenda em Foco do Sebrae promove competição gastronômica em Pedra Branca


















A competição com as merendeiras da rede municipal de ensino, encerram as atividades de Compras Públicas do Sebrae em 2019

Denyse Quintas

O Desafio das Merendeiras, é uma ação de Compras Públicas da agricultura familiar vinculada ao Projeto Merenda em Foco, desenvolvido pelo Sebrae no Amapá, por meio da Unidade de Políticas Públicas. O objetivo é estimular a criatividade dos manipuladores de alimento das escolas da rede municipal e a valorização da agricultura familiar. Mais que uma competição, é um momento de sensibilização, que estimula a reflexão do ‘fazer mais, com menos’.

“Estamos encerrando as ações de Compras Públicas, da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, com o Desafio das Merendeiras, que é uma competição gastronômica que estimula a valorização da agricultura familiar e ao mesmo tempo, um incentivo a criatividade das pessoas que produzem e manipulam os alimentos diariamente nas escolas”, disse a analista de Políticas Públicas do Sebrae, Francinne Bacelar.

Segundo Francinne Bacelar, o Desafio das Merendeiras é uma estratégia que está vinculada ao Projeto Merenda em Foco. “É uma ação que apoia as prefeituras na aquisição da alimentação escolar para alcançar os 30% (mínimos) estabelecidos pelo Governo Federal; incentiva o cardápio regionalizado de acordo com a vocação do município e valoriza o pequeno produtor no campo”, informa a analista de Políticas Públicas do Sebrae, Francinne Bacelar.

Competição

Entre as 10 participantes no Desafio das Merendeiras, o 1º lugar, é da merendeira, Cleidiane de Souza Rodrigues (Escola Municipal Tucano II); 2º lugar, é da merendeira, Edimaura Farias dos Anjos (Escola Municipal São Pedro); e o 3º lugar, é da merendeira, Eliane Gomes (Escola Municipal Manoel Raimundo).

Foram juradas Jurados, secretária Municipal da Educação, Richelly Souza; nutricionista da Saúde Municipal; Suelem Magalhães e a analista de Políticas Públicas do Sebrae, Araúna Almeida.

Avaliação

O critério decisivo para o resultado, foi a utilização do maior número de produtos da agricultura familiar; bem como, os critérios – sensorial; originalidade; porcionamento; postura; higiene e limpeza.

Segundo a secretária Municipal da Educação, Richelly Souza, que na ocasião, representava a prefeita de Pedra Branca, Beth Pelaes, “Hoje estamos no Centro de Convenções, na realização do Desafio das Merendeiras, ansiosos para acompanhar a produção dos pratos e consolidar a valorização da economia local e os agricultores rurais. Estamos felizes em concretizarmos esse projeto em parceria com o Sebrae”, finaliza a secretária Municipal da Educação, Richelly Souza.

Premiação 

Os participantes tiveram 1h30, para o preparo. O 1º lugar recebe o valor de R$ 300 reais e a participação em uma missão técnica que ocorrerá em 2020, além do troféu, medalha e certificado de participação; o 2º lugar um kit de panelas para uso na escola, medalha e certificado; e o 3º lugar, recebe o valor R$ 50 reais, medalha e certificado, as premiações são patrocinadas por empresários e gestores públicos que apoiam a iniciativa.

Compra

O Programa Merenda em Foco é uma ação de Políticas Públicas de municipalização do Sebrae no Amapá, que auxilia a gestão municipal na compra da merenda escolar, seguindo os parâmetros do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Desafio das Merendeiras ocorreu no Município de Pedra Branca/AP, no Centro de Convenções, no último sábado (7), às 9h. O evento contou com as presenças secretária Municipal da Educação, Richelly Souza, que na ocasião, representava a prefeita de Pedra Branca, Beth Pelaes; nutricionista da secretaria municipal de Educação, de Pedra Branca do Amapari, Joane Oliveira; analistas de Políticas Públicas do Sebrae, Francinne Bacelar e Araúna Almeida; e o colaborador de Atendimento Individual do Sebrae, Adélio Júnior.

Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário