Com o foco na
transformação digital, o evento possibilitou a troca de
informações sobre os sistemas e plataformas tecnológicas disponíveis nas
ouvidorias públicas e privadas para interagir e aumentar a satisfação do
cliente
Jamille Rosa
O segundo
Encontro Estadual de Ouvidorias acontece no Sebrae, com o objetivo de
disseminar informações sobre o tema ‘Transformação Digital na Ouvidoria’, e
difundir estratégias de atuação nas instituições, para atendimento ágil e
antecipando às necessidades do cliente.
De acordo com o
diretor-superintendente em exercício do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, a ouvidoria tem um
papel de relacionamento integrado, em que as instituições podem encontrar
elementos fundamentais para definir sua estratégia de negócio.
“O
trabalho das ouvidorias é manter um cadastro ativo de relação entre o cidadão e
o usuário do serviço público ou das entidades privadas. A ouvidoria tem um
papel de relacionamento integrado e que a partir da coleta de demandas dos
clientes, é possível avaliar se os serviços prestados estão atingindo os
objetivos que são solicitados”, disse o
diretor-superintendente em exercício do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.
Segundo a gerente da Unidade de Ouvidoria do Sebrae
Nacional, Etel Tomaz, a transformação digital amplia as possibilidades digitais
de relacionamento com o cliente. “Com a transformação digital, se tem clientes
em maior escala, isso indica que mais demandas vão chegar a ouvidoria, e por
isso, nós temos que aprender a atender, e nos antecipar a essa necessidade”,
afirma a gerente da Unidade de Ouvidoria do
Sebrae Nacional, Etel Tomaz.
Segundo o controlador geral do estado do Amapá, Otni
Alencar Junior, são percebidos os avanços que a tecnologia está trazendo para
aproximar o cidadão, cada vez mais, da administração pública. “Esse momento foi
importantíssimo, com palestras e muito conteúdo, informando o que existe de
mais moderno na tecnologia para a serviço da cidadania”, declara o controlador
geral do estado do Amapá, Otni Alencar Junior.
Para
o Dr. Mário Sérgio Mendes Cardoso, diretor financeiro da Associação Brasileira
de Ouvidorias (ABO/Ombudsman), explica em nome da presidente, Maria Inês
Fornazaro, que inciativas como esta, têm que estar presentes no calendário
anual da ABO que se coloca como parceira para contribuir. Na oportunidade, o
Dr. Mário Sérgio, convida o público, a participarem do XXI Congresso Brasileiro
de Ouvidores/Ombudsman, com o tema ‘Ouvidoria: Princípios e Valores da
Democracia Participativa’, que será realizado em São Paulo, no
período de 21 a 23 de novembro.
Segundo
a ouvidora do Sebrae no Amapá, Ester Resende, o evento é uma prestação de
contas com a sociedade. “A segunda edição do Encontro Estadual de Ouvidorias,
foi planejada de forma que pudesse contribuir com a difusão e compartilhando de
conceitos e experiências do uso de tecnologias, no atendimento às manifestações
procedentes dos canais de ouvidoria, proporcionando conhecimento sobre as
sistemas e plataformas tecnológicas disponíveis, tanto na esfera pública, quanto
na iniciativa privada.
“Decidimos
discutir sobre transformação digital, motivados pela atmosfera de avanços
tecnológicos e inovação que o Sebrae está experimentando. Vimos que seria
possível o compartilhamento do nosso conhecimento e a divulgação da estratégia
de atuação com o uso da inteligência artificial no Sebrae. Desta forma,
prestamos conta à sociedade daquilo que fazemos com foco no resultado para o
cliente e buscando sempre praticar uma gestão de excelência”, finaliza a
ouvidora do Sebrae no Amapá, Ester Resende.
Termo
Durante
o encontro, acontece a assinatura do Termo de Adesão às Ouvidorias Federal,
importante acordo de cooperação técnica celebrado entre Sebrae e Controladoria
Geral do Estado do Amapá (CGE/AP), que visa possibilitar a realização de
seminários, cursos, treinamentos e debater temas de interesse das ouvidorias;
elaborar indicadores de desempenho e divulgar os resultados dos estudos
realizados sobre o Programa; realizar oficinas de formação para ouvidores;
traçar estratégias conjuntas de atuação; e fomentar a criação de redes de
ouvidorias com os órgãos e entidades no estado.
Participaram
do evento o diretor-superintendente em exercício do Sebrae, Waldeir Ribeiro; a
diretora técnica do Sebrae, Isana Alencar; a gerente da Unidade de Ouvidoria do
Sebrae Nacional, Etel Tomaz; o chefe do Núcleo de Ações de Controle da
Controladoria Geral da União no Amapá (CGU/AP), Haroldo Gomes; controlador
geral da CGE/AP, Otini de Alencar Júnior; o gerente adjunto da Unidade de
Ouvidoria do Sebrae Nacional, Murilo de Aquino Terra; o diretor financeiro da
Associação Brasileira de Ouvidorias (ABO), Mário Sérgio; e ouvidora do Sebrae
no Amapá, Ester Resende.
O Encontro Estadual de Ouvidorias no Amapá, ocorreu na sede
do Sebrae em Macapá, na última sexta-feira (17), das 18h às 22h,. O evento
apresentou o tema ‘Transformação Digital na Ouvidoria’.
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