O objetivo é
auxiliar na implantação das ferramentas tecnológicas, operacionais e de
inovação, praticadas pelo Programa de Desenvolvimento da Alimentação,
Panificação e Confeitaria
Denyse Quintas
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas no Amapá (Sebrae), promove Consultoria Sebraetec, denominada Propan
Tec, no Setor de Panificação. A consultoria aborda a importância na melhoria
dos produtos. Especificamente, na Panificadora Pão da Vida, é realizado um
treinamento para toda a equipe que conduz a área de produção na empresa, onde
discutem processos, tempo de fermentação do pão francês e o percentual de gelo
adequado para cada tipo de massa.
Segundo a gestora do Projeto Cadeia do
Trigo do Sebrae, Vanusa Collares, a consultoria contempla as orientações para o
processo de congelamento; temperatura ideal para a saída da massa; o tempo
ideal de modelar os pães; a temperatura que devem ficar para o congelamento; a
forma correta de armazenar cada tipo de massa e o processo de descongelamento.
“A consultoria aborda e implanta todo o
processo de Produção como a Estruturação de um calendário de produção com
agendamento de mix de produtos, voltados à manutenção de uma loja abastecida
com variedades para a semana inteira; Reestruturação dos pedidos de produção já
existentes e toda a equipe está orientada a realizar um pedido pontual, pautado
no calendário de produção e as sobras de insumos e perdas diárias”, explica a
gestora do Projeto Cadeia do Trigo do Sebrae, Vanusa Collares.
Para
o empresário e proprietário da Panificadora Pão da Vida, Antônio Medeiros,
certamente o resultado tem sido muito positivo e que estava com dificuldade na
questão da produção, pois houve mudanças no processo produtivo e causou uma
série de problemas.
“Com a vinda da consultora do ITPC, nos
reorganizamos, o problema sério que estávamos vivenciando com a validade do
produto, melhorou significativamente e voltamos a ficar tranquilos. Com a
consultoria nós intensificamos todos os cuidados e o resultado tem sido
positivo. Agradecemos a parceria com o Sebrae e o ITPC. A consultora que
prestou o serviço se dedicou além das horas contratadas e isso foi
indispensável para a melhoria no processo. Com certeza, a gente resolveu o
problema, estamos reorganizando e estamos agora com a nossa central de produção
e lá estamos fazendo tudo dentro de um padrão para que possamos alcançar 100%
do nosso objetivo”, declara o empresário e proprietário da Panificadora Pão da
Vida, Antônio Medeiros.
Benefícios
De acordo com a metodologia aplicada nas
consultorias, se destaca a importância do acompanhamento e registro das faltas
de produtos indispensáveis semanalmente, na loja (campeões de venda), como
forma de sanar o problema, nas constantes rupturas e aumentar as vendas. Os Pedidos
de produção apesar de serem realizados diariamente nem sempre são coerentes com
a necessidade da loja, gerando incoerência entre o que é o pedido e o que
realmente é produzido.
A consultoria criou códigos separados para cada produto,
conforme sabor, para respaldar o lançamento da produção e das perdas no sistema
e dessa forma obter relatórios confiáveis na produção; e treinamento específico
ao colaborador, para lançamento direto da produção e das perdas antes de enviar
os produtos à loja.
“Hoje, podemos finalizar, informando que praticamente os
colaboradores de todas as áreas da Panificadora Pão da Vida, foram treinados e
preparados para fornecer bons produtos a comunidade e não ter perdas e
desperdícios de matéria prima, tornando assim, uma empresa preparada para
corresponder a expectativa do cliente e automaticamente, tendo maior
lucratividade, podendo gerar mais emprego e renda ao estado” finaliza a gestora
do Projeto Cadeia do Trigo do Sebrae, Vanusa Collares.
A Consultoria Sebraetec Propan Tec, na
Panificadora Pão da Vida, ocorreu no período de 28 de maio a 1º de junho, das
8h às 12h e das 14h às 18h. Aplicada pelo Instituto Tecnológico de Panificação
e Confeitaria (ITPC), a consultoria contou com a profissional Kelly Ferreira. O
ITPC é o único com expertise, nesse segmento, no Brasil e está instalado
em Belo Horizonte (MG).
Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)
3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap