Sebrae realiza consultoria tecnológica e de inovação no setor de panificação

0










O objetivo é auxiliar na implantação das ferramentas tecnológicas, operacionais e de inovação, praticadas pelo Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Panificação e Confeitaria

Denyse Quintas

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), promove Consultoria Sebraetec, denominada Propan Tec, no Setor de Panificação. A consultoria aborda a importância na melhoria dos produtos. Especificamente, na Panificadora Pão da Vida, é realizado um treinamento para toda a equipe que conduz a área de produção na empresa, onde discutem processos, tempo de fermentação do pão francês e o percentual de gelo adequado para cada tipo de massa.

Segundo a gestora do Projeto Cadeia do Trigo do Sebrae, Vanusa Collares, a consultoria contempla as orientações para o processo de congelamento; temperatura ideal para a saída da massa; o tempo ideal de modelar os pães; a temperatura que devem ficar para o congelamento; a forma correta de armazenar cada tipo de massa e o processo de descongelamento.

“A consultoria aborda e implanta todo o processo de Produção como a Estruturação de um calendário de produção com agendamento de mix de produtos, voltados à manutenção de uma loja abastecida com variedades para a semana inteira; Reestruturação dos pedidos de produção já existentes e toda a equipe está orientada a realizar um pedido pontual, pautado no calendário de produção e as sobras de insumos e perdas diárias”, explica a gestora do Projeto Cadeia do Trigo do Sebrae, Vanusa Collares.

Para o empresário e proprietário da Panificadora Pão da Vida, Antônio Medeiros, certamente o resultado tem sido muito positivo e que estava com dificuldade na questão da produção, pois houve mudanças no processo produtivo e causou uma série de problemas.

“Com a vinda da consultora do ITPC, nos reorganizamos, o problema sério que estávamos vivenciando com a validade do produto, melhorou significativamente e voltamos a ficar tranquilos. Com a consultoria nós intensificamos todos os cuidados e o resultado tem sido positivo. Agradecemos a parceria com o Sebrae e o ITPC. A consultora que prestou o serviço se dedicou além das horas contratadas e isso foi indispensável para a melhoria no processo. Com certeza, a gente resolveu o problema, estamos reorganizando e estamos agora com a nossa central de produção e lá estamos fazendo tudo dentro de um padrão para que possamos alcançar 100% do nosso objetivo”, declara o empresário e proprietário da Panificadora Pão da Vida, Antônio Medeiros.

Benefícios

De acordo com a metodologia aplicada nas consultorias, se destaca a importância do acompanhamento e registro das faltas de produtos indispensáveis semanalmente, na loja (campeões de venda), como forma de sanar o problema, nas constantes rupturas e aumentar as vendas. Os Pedidos de produção apesar de serem realizados diariamente nem sempre são coerentes com a necessidade da loja, gerando incoerência entre o que é o pedido e o que realmente é produzido.

A consultoria criou códigos separados para cada produto, conforme sabor, para respaldar o lançamento da produção e das perdas no sistema e dessa forma obter relatórios confiáveis na produção; e treinamento específico ao colaborador, para lançamento direto da produção e das perdas antes de enviar os produtos à loja.

“Hoje, podemos finalizar, informando que praticamente os colaboradores de todas as áreas da Panificadora Pão da Vida, foram treinados e preparados para fornecer bons produtos a comunidade e não ter perdas e desperdícios de matéria prima, tornando assim, uma empresa preparada para corresponder a expectativa do cliente e automaticamente, tendo maior lucratividade, podendo gerar mais emprego e renda ao estado” finaliza a gestora do Projeto Cadeia do Trigo do Sebrae, Vanusa Collares.

A Consultoria Sebraetec Propan Tec, na Panificadora Pão da Vida, ocorreu no período de 28 de maio a 1º de junho, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aplicada pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), a consultoria contou com a profissional Kelly Ferreira. O ITPC é o único com expertise, nesse segmento, no Brasil e está instalado em Belo Horizonte (MG).


Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap










Postar um comentário

0 Comentários
Postar um comentário (0)
To Top