O encontro aproxima os empresários que
receberam o Selo Amapá de identificação de Produtos para que junto ao Sebrae e
a ACIA encontrem as oportunidades de mercado
Andréa Maciel
Empresas que passam a utilizar o Selo
de identificação de Produtos do Amapá participam de reunião com o Sebrae e
a Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA). O objetivo é colocar as
duas instituições à disposição das 23 empresas, para que juntos possam desenvolver
medidas que levem ao aquecimento da economia no estado.
Durante a reunião, as empresas expõem
as oportunidades de mercado. O Sebrae e a ACIA se
colocam à disposição para atendê-los em várias capacitações, entre elas,
inovação e tecnologia, gestão, mercado e políticas públicas.
“Estamos muito felizes em ter
participado da elaboração deste selo e ver empresas sendo reconhecidas pela
luta e compromisso de cada uma, pois sou um empresário que luta a muitos anos e
estou aqui. Queremos ajudá-los a conseguir melhores fornecedores, aperfeiçoar o
relacionamento em negócios, alcançar um nível de qualidade competitivo com
qualquer outro produto. Por isso, propomos este diálogo”, explica o presidente
do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá, Mateus Silva.
Para o diretor-superintendente do
Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga, o encontro promove o estreitamento da
relação do Sebrae com os empresários, colocando a instituição a disposição para
ouví-los e apoiá-los.
“Quando estamos produzindo, estamos
transformando e assim começamos a nos libertar da dependência dos produtos de
outros estados, pois somos um estado que importa mais de 90% daquilo que
consome e temos condições de mudar este cenário. Hoje o Amapá possui alguns
instrumentos que o coloca na vanguarda, como a parte comercial que é a Área de
Livre Comércio e a Zona Franca Verde. Não podemos ficar só com o Selo, temos
que fazer com que este item se sobressaia, para que torne-se uma ferramenta
inicial que vai mudar o estado. Queremos estreitar a relação com os empresários
e nos colocar à disposição”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae no
Amapá, João Carlos Alvarenga.
Em meio a conversa, os empresários
apontam diversas oportunidades onde gostariam de obter auxílio, dentre eles,
estão a necessidade de certificações, a união das instituições parceiras e as
empresas, incentivo para aproximar a comunidade acadêmica e os empresários,
saber identificar as oportunidades, possibilidade dos supermercados permitirem
a comercialização de produtos locais e realização de grupos de trabalho.
“Este é o momento para que possamos
ouvir os empresários, a necessidade para ampliar o mercado, seja em nível local
ou regional. Saber as expectativas, os planos após a contemplação de uso do
Selo para que vejamos onde podemos contribuir. O Sebrae é uma entidade de
apoio, de conhecimento para as empresas e esse conhecimento é basicamente
voltado para a gestão, especialmente para o micro e pequeno negócio que tem o
desafio de acumular várias funções gerencias. Temos diversos instrumentos para
auxiliá-los, como cursos, capacitações, eventos e consultorias em diversas
áreas”, declara a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Isana Alencar.
O presidente da ACIA, Jaime Nunes,
explica que é necessário ouvir os empresários para poder trabalhar em favor
deles. “Quero escutar um pouco cada empresário, para conhecer as
dificuldades e anseios. Assim podemos nos unir para superar os obstáculos.
Sabemos que existem vários obstáculos nesse caminho empresarial e este é o momento
de nos unirmos para superar os entraves. Temos que valorizar a produção local e
sei que deste encontro surgirão novas ideias. Acredito que sozinhos não
conseguimos fazer muita coisa, mas juntos, teremos voz”, finaliza o presidente
da ACIA, Jaime Nunes.
Selo Amapá
O Selo Amapá foi elaborado pelo
Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Agência de Desenvolvimento
Econômico do Amapá (Agência Amapá), em parceria com as instituições Serviço de
Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae); Federação do Comércio de
Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amapá (Fecomércio-AP) e Serviço Nacional
de Aprendizagem Industrial (Senai). O lançamento e entrega aos empresários
aconteceu no dia 30 de janeiro de 2018.
Empresas
A reunião contou representantes das
empresas Tempero Amazônico, Vó Jacira, Trina Cervejaria, QSabor, Produtos
Katarina, Polpa Linha do Equador, Distribuidora Milla Alimentos, Distribuidora
Liderança Eireli-ME, Jo.com.frutos do Mar, Gelaaado, Fitoderme, Laticínios Três
Amores, Empório Amazônia, Casa do Pescado Rio Jordão, Café Grão de Ouro,
Betânia Pães, Argamassas do Amapá, Amapá Sorvetes, Amazon Center, Empório
Miranda, Soreidom Brasil, Farmafórmula e Semente do Bem.
Próximo Passo
Após a reunião será criado um Grupo de
Trabalho composto pelos empresários para discutir e dar os devidos
encaminhamentos às questões que necessitam de apoio das instituições
governamentais.
A reunião ocorreu na última
quarta-feira, 7 de fevereiro, às 16h, na sede do Sebrae em Macapá, na Sala do
Conhecimento.
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