O curso é uma realização do Sebrae e foca em estratégias voltadas ao atendimento e a fidelização dos clientes
Andréa Maciel
Com
o tema Uma Nova Abordagem de Atendimento e Fidelização de Clientes, o
Curso de Clientividade é ofertado pela primeira vez em Macapá e recebe
38 participantes, entre empresários e colaboradores atendidos pelo
Projeto Alimentação Fora do Lar. O objetivo da capacitação é promover a melhoria dos processos existentes no relacionamento das empresas com os clientes.
O
consultor do Sebrae, Elielson Borges, é o responsável pela aplicação do
curso que aborda os temas como A Realização de um Atendimento
Diferencial, Mudanças na Forma de Pensar, Treinamento Eficiente dos
Funcionários, Mudança de Postura, Relacionamento, Como Lidar com
Conflitos e Aprender a Observar pelos Olhos dos Clientes. A ideia é
trazer temas e abordagens atuais de como tratar, atender, encantar e
fidelizar o cliente.
A
analista técnica do Sebrae no Amapá, Nelma Pires, afirma que o termo
‘clientividade’ ainda é incomum, mas é a chave para aumentar a
eficiência empresarial por meio da criação. A manutenção de um
relacionamento positivo e produtivo com os clientes é um desafio no
mundo dos negócios.
“Clientividade
é colocar o cliente no centro das decisões da empresa. É oferecer o que
ele quer comprar e não aquilo que a empresa quer vender. O cenário
atual pede mudanças drásticas; por isso está na hora das empresas
focarem a atenção e direcionar os esforços para os clientes. Este é um
processo de conhecimento e reconhecimento nas necessidades, a partir de
um atendimento diferencial em prol da fidelização”, explica a analista
técnica do Sebrae no Amapá, Nelma Pires.
A
capacitação orienta que o primeiro passo para melhorar a relação da
empresa com o cliente é deixar de lado as estratégias utilizadas em
outras épocas, pois as empresas costumam manter o foco nos concorrentes,
porém este contexto econômico já mudou, o perfil das empresas deve
mudar também.
“Pode-se
afirmar que clientes satisfeitos são a alma do negócio. São eles que
fazem o marketing boca a boca, que continua sendo o mais importante.
Esses são caminhos que só beneficiam os negócios. Para percorrê-los, um
fator fundamental é a confiança na relação entre a organização e o
cliente e acima de tudo a proposta de valor que a empresa entrega para
ele. O Sebrae cumpre a sua missão de preparar as empresas para inovarem
no mercado”, finaliza a analista técnica do Sebrae no Amapá, Nelma
Pires.
Cada
participante investiu R$ 60 reais na inscrição. O Curso de
Clientividade, ocorreu no período de 23 a 26 de outubro, com duas
turmas, a primeira das 8h30 a 11h30 e a segunda turma, no horário das
15h às 18h, respectivamente, na sede do Sebrae no Amapá, na sala
Ferreira Gomes.
Serviço
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Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
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