Expositores avaliam Feira de Negócios do Jari como oportunidade de aproximação com o cliente e garantia de novos investimentos |
Márcia Fonseca
De Laranjal do Jari / AP
Com o objetivo de
mensurar a satisfação dos visitantes e fazer o levantamento socioeconômico de
expositores, o Sebrae realiza pesquisa durante a Feira de Negócios do Vale de
Laranjal do Jari. A atividade organizada pela Unidade de Gestão Estratégica do
Sebrae (UGE) capacitou a equipe de pesquisadores com foco no objeto da pesquisa
e na abordagem das questões que são avaliadas.
“Capacitamos um
coordenador e mais quatro pesquisadores da Empresa Numeric, especialista em
estudos e pesquisas. Todos os dias alinhamos as ações e orientamos sobre a
abordagem junto aos expositores. Temos o cuidado em explicar sobre o sigilo das
informações e a importância de cada expositor na resposta dos questionários,
pois a pesquisa é uma importante ferramenta de melhoria de gestão”, explicou a gerente
da UGE/Sebrae, Márcia Marinho.
A pesquisa busca mensurar
o grau de satisfação e avaliação quanto aos produtos e serviços expostos. O
objetivo é alcançar 250 pessoas entrevistadas. “Pelo tempo que vivo aqui essa é
a primeira vez que vejo um evento como este. Vejo como uma opção de lazer para
a família, pois o município necessita dessa área. O evento está muito bem
estruturado. Esperamos que aconteça mais vezes”, declarou o mototaxista,
Vanderson Marques.
Além disso, uma avaliação
sobre o levantamento socioeconômico é realizada durante o último dia de
exposição. Num total de 47 expositores entre empreendedores formais e informais
e empresas prestadoras de serviços, são ouvidos. Durante a pesquisa são mensurados o impacto
socioeconômico gerado pelas empresas expositoras na feira, volume de negócios
realizados, recursos investidos e faturamento, grau de atendimento das
expectativas e identificação os pontos
de melhorias para o evento do próximo em 2018. A participação de empreendedores
na área externa superou as expectativas do Sebrae no Amapá, pois tivemos o
cadastramento de mais 32 empreendedores antes do início do evento que
comercializaram seus produtos durante o evento, declarou a gerente da UGE,
Márcia Marinho.
Há seis anos na venda de
insumos agropecuários no município, Edenilson de Sousa, avaliou o evento como
uma oportunidade excepcional de aproximação com o cliente. “A gente sabe que o
mercado é muito concorrido e as empresas precisam ter uma aproximação com o
cliente. A feira está excepcional e o Sebrae de parabéns. Eu espero que ano que
vem novas feiras aconteçam. Sabemos que precisam de ajustes, mas isso são poucos.
Parceiros
A Feira de Negócios do Vale do Jari é uma
realização do Sebrae com patrocínio do Governo Federal e CAIXA; são parceiros a
Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari, Instituto Federal do Amapá (Ifap),
Câmara de Dirigentes Lojistas em Laranjal do Jari (CDL), Junta Comercial do
Amapá (Jucap), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato do Comércio do Jari
(Sindcom/JARI) e as empresas Porão Beer e O Boticário.
Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap