Entidade envia
boletos com preços abusivos e sem especificações em tentativa de enganar o
Microempreendedor Individual
Caio Coutinho
O Sebrae no Amapá alerta aos Micro
Empreendedores Individuais, a não pagarem cobranças indevidas feitas no nome da
suposta Empresa Cerbrae, sem informações verídicas a respeito do pagamento, o
valor cobrado é R$ 245,45. De acordo com o endereço eletrônico do Cerbrae, a
empresa presta assessoria administrativa e técnica para empresários.
Para o diretor-superintendente do Sebrae
no Amapá, João Carlos Alvarenga, é importante que o Microempreendedor
Individual (MEI) fique atento quanto às cobranças que recebe via
correspondência, pois podem ser falsas, a orientação é buscar informações no
Sebrae. “Essas associações em nível nacional estão encaminhando cobranças para
os empreendedores individuais, o Sebrae alerta que essas cobranças são
indevidas, todos aqueles que receberem podem descartar e não pagar”, orienta o
diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga.
Segundo ele, o MEI pode emitir a guia do
boleto do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS) pelo endereço eletrônico http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/emissao-de-carne-de-pagamento-das.
“Pagamentos como a previdência e custos tributários, podem ser retirados no Portal do Empreendedor,
ou podem vir ao Sebrae buscar essas informações, imprimir a guia e fazer o
pagamento, mas qualquer cobrança via Correios pode ser ignorada”, declara o diretor-superintendente
do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga.
O MEI pode consultar o Sebrae, por meio
do número 0800 570 0800, pelo site http://www.sebrae.com.br/,
presencialmente na sede da instituição em Macapá e/ou nos escritórios regionais
em Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque.
Cuidados
De acordo com a matéria
sobre golpes no site O Globo, alguns cuidados básicos podem prevenir a vítima
de variados golpes, entre eles:
Qualidade
do documento
A maioria
dos boletos falsos enviados para residências possuem erros básicos de
português; formatação fora do padrão, como impressão torta; e podem ter sido
impressos em papel inferior ao que o consumidor está acostumado a receber;
Código
bancário
Confira se
os três primeiros números da linha digitável do boleto corresponde ao código do
banco emissor do documento, cuja lista pode ser acessada em http://www.febraban.org.br/arquivo/bancos/sitebancos2-0.asp.
Se os números não baterem, não faça o pagamento e procure o fornecedor;
Desconfie
de e-mails
Desconfie
de notificações de pagamentos, links ou arquivos anexos que levem a boletos,
recebidos por e-mail. Não clique ou abra qualquer link até confirmar com a
empresa que a correspondência é válida;
Dados do
beneficiado
Antes de
finalizar o pagamento, verifique se os dados do beneficiado, informados na tela
após a leitura ou digitação dos números do código de barras, correspondem ao
fornecedor do produto ou serviço contratado.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)
3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap