O foco são proprietários e colaboradores de bares,
restaurantes e lanchonetes
Andréa
Maciel
O Curso Atendimento ao Cliente encerra
nesta sexta-feira (14) e reúne 35 participantes, entre empresários e
funcionários de bares, restaurantes e lanchonetes da cidade de Macapá. São
cinco (5) dias de aprendizado teórico e prático, por meio de dinâmicas em
grupo, em duas turmas manhã e tarde. A iniciativa faz parte do Projeto
Alimentação Fora do Lar do Sebrae.
Cada dia de curso compreende a um
planejamento específico de conteúdo visando o melhor aprendizado dos
participantes. Os encontros estão divididos nos seguintes tópicos: Tratar bem
ou atender bem?; Superar as expectativas dos clientes; Como agir em situações
de adversidade; Atrair, reter e fidelizar o cliente: uma atitude dinâmica; e
Como agir diante das reclamações de clientes?.
Segundo
a gestora do Projeto Fora do Lar, Nelma Pires, o mundo dos negócios está em
constante processo de transformação e gerando competitividade. Para sobreviver
é necessário que a empresa, apresente diferenciais, buscando benefícios que
possa atrair, reter, satisfazer e fidelizar seus clientes. “Vale ressaltar que
o atendimento está sendo visto hoje em dia, como um forte diferencial
competitivo, a empresa por mais que faça tudo certo em termos de produtos,
serviços, estrutura física, mas o atendimento é o teste final onde se pode
conquistar ou perder um cliente definitivamente. A receita para o cliente
voltar é o atendimento de qualidade”, disse a gestora do Projeto Fora do Lar,
Nelma Pires.
De acordo com a instrutora do Sebrae,
Ivonilza Abreu, a ideia é instigar os participantes a colocarem em prática os
conceitos estudados e propiciar resultados de sucesso para os empreendimentos.
Esta é a primeira capacitação no Sebrae
que o garçom, Izaias Tavares, participa. Ele afirma que desde o primeiro dia do
curso já sentiu diferença no atendimento que realizava antes e realiza agora.
“Já fui até elogiado no restaurante em que trabalho, pelo meu chefe. Ele
percebeu minha mudança de postura e ficou muito satisfeito. Estou animado e
colocando em prática tudo que aprendo”, conta o garçom Izaias Tavares.
Animados, os empresários Marcelo Cruz,
Bola Junior e Danúbia Oliveira, afirmam que gostam de participar dos cursos
oferecidos pelo Sebrae, tanto pela qualidade do ensino, quanto pelo fato de
serem bem atendidos na instituição e sentirem-se parte importante no processo
de construção dos projetos e capacitações.
O Curso Atendimento ao Cliente iniciou
no dia 11 de julho, das 14h30 às 17h30, na sede do Sebrae em Macapá, na Sala
Porto Grande.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)
3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap