Foram
3.492 atendimentos realizados no período de 14 a 17 de abril, na sede do Sebrae
em Macapá. Microempreendedores afirmam estarem satisfeitos com os serviços
planejados para o evento
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Graziela
Miranda
A 7ª Semana do
Microempreendedor Individual (MEI), que aconteceu no período de 14 a 17 de
abril, no Sebrae no Amapá, teve resultados positivos. A programação
contou com as Oficinas SEI, palestras, Feirão de Negócios, além dos
atendimentos e serviços como formalização, baixa, alteração, Declaração Anual
de Rendimentos e impressão de boletos. O evento atendeu 3.492
microempreendedores individuais.
O
diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga, agradeceu a
presença dos colaboradores, microempreendedores e parceiros no evento e disse
que o Sebrae continua durante todo o ano, aberto
aos atendimentos, orientações e qualificações. E que o Sebrae agradece aos
parceiros que estiveram ajudando a orientar e a capacitar os empreendedores
individuais.
“Agradeço
também a toda equipe do Sebrae que participou e que ajudou a montar esse evento
ousado e grandioso. Continuamos anunciando aos empreendedores que o Sebrae vai
estar sempre de portas abertas para recebê-los com capacitação, atendimento
personalizado e com informações e orientações”, afirma o
diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga.
Para a
gestora do MEI no Amapá, Rosemary Fabião, os resultados na 7ª Semana do MEI
foram de acesso a informações e capacitações significativas. “O evento
encerrou trazendo resultados favoráveis à formalização, alterações e baixa na
empresa. Todos os órgãos fiscalizadores e orientadores trabalharam intensamente
nos guichês, que se mantiveram sempre concorridos. Houve forte adesão a figura
do Microempreendedor Individual e movimentação nas oficinas”, disse a gestora
do MEI no Sebrae, Rosemary Fabião.
O MEI,
Gabriel Miranda, que trabalha há 10 anos vendendo tapioquinha, nas ruas de
Macapá, aproveitou a semana para se formalizar. “Não somente pela questão dos
benefícios, mas pela questão de eu passar a fazer emissão de notas fiscais para
empresas que solicitam em grande quantidade o meu produto para cafés da manhã e
da tarde. Então, foi por isso e pelos benefícios. O atendimento que eu recebi
aqui foi muito bom porque eu consegui resolver tudo num só lugar”, contou o
MEI, Gabriel Miranda.
Oficinas
SEI
Dentro da
programação, foram oferecidas gratuitamente seis (6) oficinas SEI: SEI
Planejar, SEI Empreender, SEI Comprar, SEI Vender, SEI Controlar meu Dinheiro,
SEI Unir forças para melhorar, SEI Comprar e SEI Vender. O objetivo delas é
melhorar e estimular as ideias dos microempreendedores e ajudar na gestão do
empreendimento.
A
microempreendedora Deuzilene Araújo, uma das participantes das oficinas SEI,
disse que aproveitou a oportunidade para poder ter mais conhecimentos e atender
melhor os clientes. “Tudo para que eu possa crescer cada vez mais. Estou vendo
que este meu sonho está sendo realizado, graças ao Sebrae”, declarou a MEI
Deuzilene Araújo.
Palestras
Diversas
instituições parceiras do Sebrae ofereceram palestras ao público. O objetivo
era orientar os microempreendedores e demais participantes. Uma delas foi
ministrada por um militar do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM/AP), que teve
como tema “Código de Segurança contra Incêndio e Pânico – o que o MEI precisa
saber”. Os alunos do 1º ano do segundo grau da Escola Visconde de Mauá (Sesi),
participaram e tiveram aula prática de como manusear o extintor de incêndio.
“Para mim
esta foi uma oportunidade muito válida. Eles mesmos puderam ver a demonstração
e também manusear o extintor. Vi que todos estavam entusiasmados e apoiamos
iniciativas como essa”, opinou a professora da turma, Kelly Martins.
As
instituições parceiras que ofereceram palestras na Semana do MEI foram:
Associação dos Microempreendedores Individuais (Amei), Correios, Receita
Federal do Brasil (RFB), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS),
Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Corpo de Bombeiros Militar (CBM),
Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), Conselho Regional de Contabilidade (CRC),
Agência de Fomento do Amapá (Afap), Banco do Brasil, Banco da Amazônia,
BRADESCO, CAIXA, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa),
Vigilância Sanitária, Municipal e Estadual.
Feirão de
Negócios
Ainda
durante o evento, a Semana do MEI promoveu o 3º Feirão de Negócios, que visou
aproximar os microempreendedores individuais e as empresas que atuam como
fornecedoras de máquinas, equipamentos e acessórios para atividades
empresariais, em vários segmentos, com preços diferenciados e com atendimento
de financiamento das instituições financeiras.
“A nossa
proposta foi criar um ambiente de negócios, onde pudemos fazer a exposição de
máquinas e equipamentos juntamente com os bancos parceiros. A iniciativa
proporciona aquisição com prazos diferenciados e parcelamentos. Vimos que
muitos empreendedores aproveitaram o feirão para fazer investimentos. A procura
por equipamentos de salão de beleza e lanchonete, por exemplo, foi muito
grande”, finaliza a coordenadora do feirão, Josseli Pantoja.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação:
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