Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Sebrae e Governo do Amapá assinam Termo de Cooperação Técnica para qualificar 6 mil jovens









 

A parceria atende demanda do Programa Amapá Jovem, do Governo do estado, para qualificar na área do empreendedorismo, jovens com idade entre 15 e 29 anos, em vulnerabilidade social

 

Denyse Quintas

 

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e o Governo do Estado (GEA), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude (Sejuv), assinam Termo de Cooperação Técnica, na Sede do Sebrae. O objetivo é capacitar 6 mil jovens, atendidos pelo Programa Amapá Jovem (PAJ), com estímulo e aperfeiçoamento das competências empreendedoras. A assinatura foi transmitida pelo canal da Secretaria Extraordinária de Políticas Para a Juventude (Sejuv), no YouTube.

 

GEA

 

Segundo o governador do estado do Amapá, Waldez Góes, o Programa Amapá Jovem, cria oportunidades e alternativas para que a juventude tenha seu projeto de vida assegurado. “Apesar dos desafios causados pela pandemia, mantivemos nosso compromisso através de parcerias que proporcionem a capacitação online desses jovens", disse o governador do Amapá, Waldez Góes.

 

Sebrae

 

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, agradece a presença do governador Waldez Góes, no Sebrae, para a assinatura do Termo de cooperação Técnica, que visa a capacitação de jovens em vulnerabilidade social. “São 6 mil jovens do Programa Amapá Jovem, do governo do estado, onde o Sebrae está inserido como o executor das atividades que vai capacitar esse público. A diferença nesta edição é que será totalmente online, respeitando o isolamento social, em decorrência da pandemia da Covid-19 e assim, possa garantir a segurança de quem aplica a capacitação e de quem recebe”, declara o presidente do CDE/Sebrae/AP e da Faeap, Iraçu Colares.

 

Capacitação

 

As capacitações acontecem no período de 24 de agosto a 10 de dezembro de 2020, de forma online, mantendo o distanciamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Serão ofertadas 40 oficinas, 20 cursos e 3 palestras, todas relacionadas ao desenvolvimento empreendedor, negociação, atendimento, marketing, empreendedorismo digital e inteligência emocional.

 

Parceria

 

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica, é apenas uma das parcerias exitosas, entre o Sebrae e o Governo do Amapá, para capacitar os beneficiários do Programa Amapá Jovem. Em 2017, foi criado o Projeto Jovem Descolado, que só em 2019, qualificou presencialmente, 877 beneficiários, em quatro (4) municípios no estado. Ao final do programa, em Macapá e Santana, foi organizado o Balcão de Oportunidades, uma metodologia, para a intermediação entre os jovens capacitados e as empresas com vagas de empregos disponíveis.

 

Em 2020, o Programa Amapá Digital, ganha amplitude de atendimento, via canais digitais (youtube e aplicativos de salas de reuniões remotas, como o GoogleMeeting) e vai conseguir beneficiar 6 mil jovens.

 

Pesquisa

 

A pesquisa do IBGE aponta dados alarmantes, demonstrando que os jovens amapaenses necessitam de capacitações que despertem para outras fontes de emprego e renda, como o empreendedorismo. Alternativa que auxilia na redução das taxas de desemprego da juventude, que ficou em 27,1% no primeiro trimestre de 2020, bem acima da média geral de 12,2% do país no período, 3,3% acima do mesmo período de 2019. O Amapá está entre os estados com maior taxa de desemprego, registrando 17,2% neste primeiro trimestre.

 

Termo

 

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Sebrae e GEA, foi assinado pelo governador do Amapá, Waldez Góes; presidente do CDE/Sebrae/AP e da Faeap, Iraçu Colares; diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro; diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo; e pelo secretário da Sejuv, Pedro Filé. A solenidade, ocorreu na Sede do Sebrae em Macapá, na última sexta (21), às 10h.

 

As capacitações virtuais, dos 6 mil jovens, são coordenadas pela gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Denise Nunes e pela gestora de projetos da UEE/Sebrae/AP, Thaís Almeida.

 

Amapá Jovem

 

O Governo do Amapá, atualmente, atende mais de 10 mil jovens por meio do Programa Amapá Jovem, que está se tornando referência no Brasil, pelos investimentos em políticas públicas para a juventude, entre os destaques, garante acesso ao passe livre, arte, esporte, lazer, cultura, incentivo ao empreendedorismo e qualificação profissional. Anualmente, o estado investe aproximadamente 25 milhões por ano em políticas para a juventude.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Twitter: @sebraeap

Facebook: /sebraeap

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário