www.sebraeap.blogspot.com.br - Divulgação das ações do Sebrae Amapá e seus parceiros.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Feira de Produtos do Campo – Drive Thru inicia no Sebrae nesta terça (7)







Sebrae e parceiros criam o corredor verde que beneficia 750 produtores da agricultura familiar de Macapá, Mazagão e Porto Grande. Iniciativa escoa a produção durante pandemia do Covid-19

Denyse Quintas

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Agência de Fomento do Amapá (Afap); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap); prefeituras de Macapá (PMM) e de Porto Grande (PMPG), promovem maior Feira de Produtos do Campo – Drive Thru, em frente à sede do Sebrae em Macapá, na Avenida Ernestino Borges, no período de 7 a 9 de abril, das 8h às 13h. A feira, comercializa sacolões com frutas, verduras e legumes, que variam entre R$ 10 e R$ 20 reais. Na ocasião, serão comercializados peixe filetado.

O objetivo, é criar um ambiente favorável, para venda de produtos da agricultura familiar, que estão com a produção comprometida, pela limitação de comercialização nas feiras livres, adequando a uma nova forma de abordagem e cumprindo o que rege o Decreto Estadual.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, a Feira de Produtos do Campo – Drive Thru, é mais uma ação dentro da grande estratégia de apoio ao produtor rural para enfrentar a crise do novo coronavírus (Covid-19). “A primeira fase da Feira Drive Thru, se deu nos condomínios residenciais, onde atendemos 18 condomínios e, nesta segunda etapa, vai se concentrar no próprio Sebrae, no ambiente externo, de modo a cumprir o espaçamento e as orientações das autoridades sanitárias e locais para enfrentamento ao Covid-19, disse o presidente do CDE/Sebrae/AP e da Faeap, Iraçu Colares.

O presidente, explica que nesses três dias de atividades, se darão na Semana Santa, que é um período que as pessoas buscam por adquirir vários produtos do campo, inclusive pescado, em função das recomendações da igreja católica, para o consumo do peixe. Nesta ação, específica, da Feira Drive Thru no Sebrae, será uma oportunidade para produtores rurais de outras regiões e municípios, onde a maioria, está em Porto Grande, com a produção totalmente parada nas propriedades, e que precisam escoar. O produtor da agricultura familiar comercializa e a população em geral, consume com preços diferenciados.

Dinâmica

A feira em três dias, distribui a demanda reprimida, com o apoio do Governo do Estado com a Afap e prefeituras de Macapá e Porto Grande. Para controlar o acesso em conformidade com as recomendações do Ministério da Saúde (MS), a feira continua com a mesma dinâmica, em que o consumidor não precisa descer do carro, e pode comprar o sacolão fechado, do produtor rural, contendo frutas, hortaliças, produtos derivados da mandioca e peixe filetado.

Corredor

De acordo com o presidente do CDE/Sebrae/AP e da Faeap, Iraçu Colares, o carro vai entrar no corredor verde do produtor rural, comprar o produto e sair do corredor. O peixe filetado, diminui a permanência do consumidor no corredor, do perímetro da feira. “O condutor do veículo terá visibilidade das barracas identificadas e realizar a sua compra”, explica o presidente do CDE/Sebrae/AP e da Faeap, Iraçu Colares.

Ele, destaca que é mais uma ação de apoio ao produtor rural que o Sebrae desenvolve, e que representam mais de 70%, de tudo que chega à mesa do amapaense. “Precisamos auxiliá-los nesse processo de aceleração da comercialização, considerando que são produtos perecíveis e que os produtores podem perdê-los de maneira muito rápida”, finaliza o presidente do CDE/Sebrae/AP e da Faeap, Iraçu Colares.

Drive Thru

A Feira do Campo-Drive Thru, é um serviço de vendas de produtos, que o cliente não precisa sair do carro. No Sebrae, a estratégia de mercado para o produtor da agriculta familiar está sob a coordenação das unidades de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria (UAC/Agrin), gerente Larissa Queiroz; Políticas Públicas (UPP), Célia Almeida; Inovação e Competitividade (Unic), gerente Bruno Castro; Administração e Finanças (UAF), gerente Inês Barbosa e Marketing e Comunicação (UMC), Sândala Barros.

Parceiros

A Feira de Produtos do Campo-Drive Thru no Sebrae, conta com a parceria do Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Agência de Fomento do Amapá (Afap); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap); e prefeituras de Macapá (PMM) e Porto Grande (PMPG).



Serviço/Sebrae:
Endereço: Avenida Ernestino Borges, 740 - Laguinho
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Share:

1 comentários: