Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Encontro de Mulheres Empreendedoras destaca histórias de superação através do empreendedorismo



















Lançamento de projetos e campanhas, certificação de mulheres empreendedoras e histórias de sucesso marcaram o evento que celebrou o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino

Márcia Fonseca

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, foi celebrado no Amapá, num grande Encontro de Mulheres Empreendedoras. O evento faz parte da programação da Semana Global de Empreendedorismo, construído pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), e reuniu cerca de 800 mulheres, para falar sobre empreendedorismo e novas oportunidades de mercado.


Durante a abertura, o diretor superintende do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, falou sobre a importância da Semana Global de Empreendedorismo e a participação da mulher neste segmento.  “Cerca de 51% de mulheres são empreendedoras no Brasil. Hoje elas são maioria e fazem a diferença. A nossa missão é acompanhá-las e desenvolver eventos e atividades voltadas para este público”, disse Waldeir Ribeiro.

Sebrae Delas

A programação contou também com o lançamento do Projeto Sebrae Delas. Um novo apoio à pequenas empresas lideradas por mulheres empreendedoras que querem independência, mais vendas, lucratividade, novos clientes e contatos. De acordo com a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, o projeto atende grupos de mulheres que desejam participar de mentorias no crescimento da competitividade no mundo dos negócios.

“Esse foi um sonho construído durante o primeiro workshop sobre empreendedorismo feminino. A partir do próximo ano, trabalharemos com grupos de mulheres para querem mentoria e mais competitividade no mundo dos negócios. Queremos que elas escolham o empreendedorismo no qual nós acreditamos que é o caminho mais viável para o desenvolvimento do nosso estado”, ressaltou Marciane Santo.

Certificação

A parceria entre o Governo do Estado, Sebrae, Comissão de Empreendedorismo e Caminho Empreendedor, certificou 700 mulheres que participaram do Projeto Inclusão Produtiva. A artesã Helena Rodrigues, esteve entre as representantes durante a certificação, e falou sobre a importância do projeto na superação de desafios pessoais.

“O artesanato me ajudou a vencer o quadro da depressão. E através desse trabalho eu vejo que sou capaz. Comecei aos poucos e quem sabe ainda chegarei a ser reconhecida pelo meu trabalho. As mulheres devem entender que elas são capazes, de se transformar e serem vencedoras”, disse Helena.

O Projeto Inclusão Produtiva, visa estimular a produção de atividades que geram trabalho e renda para mulheres beneficiárias do Programa Renda para Viver Melhor. Para a secretária de Estado da Inclusão e Mobilização Social, Albanize Colares, a parceria com o Sebrae reforça a vontade de oportunizar o empreendedorismo destas mulheres.

“Agradecemos a grande parceria do Sebrae na realização das diversas capacitações voltadas a estas mulheres. Queremos expandir este projeto e assim dar novas alternativas de renda através do empreendedorismo”, ressaltou Albanize.

‘16 Dias de Ativismo’

A Secretaria Extraordinária de Política para Mulheres (SEPM) marcou presença no evento, e na oportunidade realizou o lançamento da campanha dos ‘16 Dias de Ativismo – Juntos pelo fim da violência contra as mulheres’. Toda programação foi apresentada aos participantes.

A secretária Extraordinária de Política para Mulheres, Renata Apóstolo, destacou a importância da obrigatoriedade na realização da campanha. “É importante termos uma lei instituída para a obrigatoriedade no estado. Este é o momento para fortalecermos as ações voltadas a proteção e defesa pelo fim da violência contra a mulher. A programação é vasta e voltada para diversos públicos”, ressaltou Renata Apóstolo.

Palestras

O primeiro momento contou com a participação da presidente da Comissão de Empreendedorismo da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) e deputada estadual, Marília Góes, que parabenizou o Sebrae pela realização do evento e importância na formação de novas empreendedoras.

“Hoje, o futuro depende de cada um de nós. Quero parabenizar o Sebrae e agradecer a parceria nessa luta em tornar cada dia mais, a mulher emponderada. Firmo aqui o meu compromisso de continuar a fazer esse trabalho em busca de novas oportunidades a todas elas através do empreendedorismo”, disse Marília Góes.

Carla Sarni, empresária e palestrante falou sobre a importância de transformar o não em sim, e se disse impressionada em ver muitas mulheres interessadas no assunto. “Fiquei impressionada com o Sebrae em montar um evento nessa magnitude e reunir tantas mulheres interessadas em se desenvolver, melhorar de vida e realizar os seus sonhos. Hoje foi um dia especial porque eu consegui ver mulheres que querem ocupar seu lugar na sociedade. Estou saindo daqui muito feliz em ver que elas saem daqui emponderadas e capazes, sim”, exclamou Carla Sarni.

O momento encerrou com a participação de Amanda Oliveira fundadora do Instituto  As Valquírias. Ela que mudou o projeto vida por meio da música veio das salas de aula de um Instituto Social, na qual cresceu, se tornou líder, mulher, musicista e empreendedora social. “Atuamos na área do empreendedorismo social o que vai além da geração de lucro. Trabalhamos para gerar impacto. Viemos aqui trazer um pouco da nossa história de superação, como de fato a gente saiu da periferia e temos conseguido alcançar palcos que nunca imaginamos”, destacou Amanda.

O encontro encerrou com a participação do Grupo As Valquírias, com depoimentos das integrantes e apresentação musical ao som de instrumentos de percussão. Estiveram presentes ainda no evento, a delegada Sandra Dantas, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DCCM), e Mary Cruz, da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM).

Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
(22/11/2019)
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário