Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Desafio das merendeiras do Sebrae valoriza a agricultura familiar em Ferreira Gomes


















A competição com as merendeiras da rede municipal de ensino é uma ação de políticas públicas que influencia na valorização de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar

Denyse Quintas

O Desafio das Merendeiras, é uma ação do Projeto Merenda em Foco, desenvolvido pelo Sebrae no Amapá, por meio da Unidade de Políticas Públicas. O objetivo é estimular a criatividade dos manipuladores de alimento nas escolas da rede municipal e a valorização da agricultura familiar. Mais que uma competição, é um momento de sensibilização, que estimula a reflexão do ‘fazer mais, com menos’.

Segundo a analista de Políticas Públicas do Sebrae, Francinne Bacelar, o cardápio da merenda escolar é elaborado por um(a) nutricionista – responsável técnico(a), porém, na ausência dos gêneros alimentícios é necessário que o improviso entre em cena. “Pensando nisso, a competição passa a ser uma forma de incentivo a criação de pratos simples, saudáveis, com produtos da agricultura familiar, na realidade das escolas”, disse a analista de Políticas Públicas do Sebrae, Francinne Bacelar.

Competição

Entre as nove (9) participantes no Desafio das Merendeiras, o 1º lugar, é da merendeira, Kiara Vilhena Santos (Escola Municipal Pastor Jaci Torquato); 2º lugar, é da merendeira, Sara Maria Serra Dos Santos (Escola Professora Maria Iracy Tavares; e o 3º lugar, a merendeira, Josefa Souza Dos Santos (Creche municipal Sarah Salomão).

Avaliação

O critério decisivo para o resultado, foi a utilização do maior número de produtos da agricultura familiar; e os critérios sensorial; originalidade; porcionamento; postura; higiene e limpeza.

Para a vencedora Kiara Vilhena Santos, que criou o Prato Frango ao suco de laranja, com legumes e arroz com legumes, e acompanhamento de macaxeira frita; todos os pratos foram excelentes, cozinharam super bem, mas, infelizmente tem que ser escolhido apenas um, mas todas merecem esse prêmio, e esse troféu não foi só para uma, mas sim, para todas que tiveram coragem de enfrentar o Desafio das Merendeiras.

“Não mediram esforços para participar e fazer esse evento acontecer, então esse troféu foi de todas nós, como eu disse para elas, a gente não está aqui para disputar quem vai ganhar e sim para ganhar mais experiência. É uma nova experiência que vai ficar marcada nas nossas vidas”, finaliza a vencedora no Desafio das Merendeiras, Kiara Vilhena Santos.

Premiação

Os participantes tiveram 1h30, para o preparo. O 1º lugar recebe o valor de R$ 300 reais e um kit de panelas para uso na escola, troféu e medalha; o 2º e 3º lugar, recebem medalha e nesta ocasião, o prefeito do município de Ferreira Gomes, João Álvaro Rocha Rodrigues (Divino), doou R$ 100 reais para cada.

Compra

O Programa Merenda em Foco é uma ação de Políticas Públicas de municipalização do Sebrae no Amapá, que auxilia a gestão municipal na compra da merenda escolar, seguindo os parâmetros do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Desafio das Merendeiras ocorreu no Município de Ferreira/AP, na Creche Municipal Sarah Salomão, nesta quinta (14), às 9h. O evento contou com as presenças do prefeito do município de Ferreira Gomes, João Álvaro Rocha Rodrigues (Divino); secretária municipal de Educação, Luciene Campos; consultor de Políticas Públicas do Sebrae, Luís Pivovar; consultora do Sebrae e nutricionista, Amandha Furtado; consultora de Políticas Públicas do Sebrae, Kirlian Oliveira; analistas de Políticas Públicas do Sebrae, Francinne Bacelar e Araúna Almeida; assessor de Políticas Públicas do Sebrae, João Marcelo Dias; e o analista de Inovação e Competitividade do Sebrae, Isaac Andrade.

  

Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário