Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Sebrae no Amapá sedia XI Reunião de Comissão Mista Transfronteiriça

 













O Acordo-Quadro de Cooperação entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Francesa, instituiu a Comissão Mista Transfronteiriça e a partir do acordo se estabeleceu encontro anual, onde são tratados temas de cooperação bilateral



Denyse Quintas


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), sedia na capital Macapá, a XI Reunião de Comissão Mista Transfronteiriça (CMT), que ocorre nos dias 3 e 4 de julho, a partir das 9h30. O evento conta com a participação de líderes políticos do Brasil e da França. O objetivo é facilitar o intercâmbio e discussões internacionais sobre o desenvolvimento socioeconômico. 

Sebrae

Na abertura oficial o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, faz referência a única fronteira terrestre entre o Mercosul e a União Europeia.

“Enfatizo a grande conquista após 20 anos de negociações - o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. Acordo que impactará diretamente no desenvolvimento do comércio na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa, objeto de discussão neste evento”, disse o presidente do CDE/Sebrae e da Faeap, Iraçu Colares.

Ele, fala sobre as empresas amapaenses que devem buscar adaptação às normas europeias para que possam exportar para a Guiana Francesa e, o Sebrae no Amapá estará à disposição para auxiliá-las. “Temos a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e estimular o empreendedorismo”, finaliza o presidente do CDE/Sebrae e da Faeap, Iraçu Colares, convidando para o Workshop Sebrae de Comércio Exterior, com a apresentação do case de sucesso, da primeira exportação brasileira à Guiana Francesa pela Ponte Binacional – Empresa Franbraz. O Workshop, acontece na sede da instituição em Macapá, no dia 23 de julho, às 18h.

Debate

A XI Reunião de Comissão Mista Transfronteiriça discute no primeiro dia, a operação e a manutenção da Ponte Binacional; infraestrutura e transporte entre o Amapá e a Guiana Francesa e, cooperação de defesa e segurança pública no combate a ilícitos transfronteiriços. No segundo dia, as discussões são referentes as demandas sociais e regionais, entre elas, educação e cultura; saúde; agricultura; meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Legitimidade

A Comissão Mista Transfronteiriça faz parte do Acordo-Quadro de Cooperação entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Francesa.

Autoridades

Entre as autoridades que acompanharam a abertura oficial, estavam o governador do Estado do Amapá, Waldez Góes; vice governador do Amapá, Jaime Nunes; diretor do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores e chefe da delegação brasileira na XI CMT, Ministro Carlos Luiz Dantas Coutinho Perez; embaixador da delegação da Cooperação Regional da Zona das Antilhas da Guiana Francesa (Administração Central de Paris), Jean Bernard Nilam e o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro.



Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br





Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário