Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Pacto pela inovação. A força que se consolida no desenvolvimento econômico do Amapá





  












Sebrae, startups, instituições de pesquisa, parlamento federal, estadual e municipal, universidade federal e estadual, são os atores no Ecossistema de Inovação no estado para o desenvolvimento econômico com oportunidade de emprego e renda para os jovens




Denyse Quintas



O Amapá experimenta no Sebrae, mais um importante momento da história do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – o Pacto pela Inovação. Uma demanda da Associação Amapaense de Tecnologia da Informação (Amapatec) e por startups reunidas na Comunidade Tucuju Valley. O objetivo é debater estratégias para o fortalecimento da inovação; reunir esforços que resultem no apoio à pesquisa; estruturação de espaços de inovação e incentivo às experiências que geram conhecimento, desenvolvimento econômico e oportunidades de emprego e renda para os jovens.



Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, a reunião ampliada, ocorrida no Sebrae, no dia 13 de julho, às 9h, intitulada, Pacto Pela Inovação no Amapá, foi um marco histórico nesse processo de fortalecimento do Ecossistema de Inovação. “O Sebrae no Amapá, participa ativamente deste movimento desde 2011 e a partir de 2014, com projetos estruturados fez a sensibilização, por meio da Educação Empreendedora; em seguida a pré-aceleração e aceleração das Startups. O Amapá, já tem identificadas 18 Startups atuando em vários segmentos. É um movimento irreversível e fundamental para o desenvolvimento econômico no estado”, disse a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

De acordo com ela, a economia precisa de alternativas de negócios inovadores e as Startups e os negócios digitais, vêm com essa proposta de fomentar a geração de emprego e renda, pois não há como desassociar o crescimento e o desenvolvimento, da ciência e tecnologia. Esse momento, foi a primeira reunião ampliada, com os entes que compõem o ecossistema no estado, numa iniciativa do senador Randolfe Rodrigues, que lidera o movimento no campo político e que fez o chamamento das instituições e do poder público para conhecerem as necessidades no ecossistema. 

Workshop

“Na véspera da reunião ampliada, o Sebrae realizou um Workshop de alinhamento e preparatório. Nossa contribuição foi com o diagnóstico consolidado para os próximos 5 anos. Identificamos os atores, os papéis e sobretudo, indicando os resultados que pretendemos alcançar. A partir desse pacto, que foi interinstitucional, envolvendo poder público, iniciativa privada e academia, possamos cumprir os prazos para que de fato tenhamos em 5 anos, o Amapá e a Amazônia como referência em ciência e tecnologia para o mundo”, explica a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

GEA

O vice-governador do Estado do Amapá, Jaime Nunes, destaca a importância de estar junto às autoridades e representantes dos setores públicos e privados, discutindo uma proposta de estruturação e fortalecimento do Ecossistema de Inovação no Amapá. “Vamos trabalhar para fazer acontecer, por meio de políticas públicas de apoio e incentivo àqueles que buscam explorar ideias e atividades inovadoras no mercado. É preciso juntar esforços de todos os envolvidos para gerar conhecimento, emprego e renda para a nossa população”, ressalta o vice-governador do Estado do Amapá, Jaime Nunes.

Anúncio

Na ocasião, foram estabelecidas ações, a exemplo do Projeto de Lei 3466/2019, de autoria do senador Randolfe Rodrigues, que cria o Fundo de Financiamento às Empresas Startups, e foi anunciado a Emenda Parlamentar que disponibilizará o valor de R$ 300 mil, para a implantação do Centro de Aceleração de Startups. 

Memória

O especialista em pequenos negócios, Maikon Richardson, apresenta na reunião do Pacto de Inovação, a memória do Sebrae no Amapá e a instituição, como um dos principais atores no desenvolvimento das Startups e principalmente, na economia digital no estado do Amapá. Desde 2014, o Sebrae vem realizando ações de fomento, de incentivo a empreendedores do meio digital, na área de tecnologia com o Startup Day.

Em setembro de 2014, o Sebrae no Amapá, realizou o primeiro Startup Day, que foi um evento com a participação da Proesc, OrçaFascio, ABS Startup, e mais 280 pessoas. Um Marco nesse início de fomento ao desenvolvimento de uma cultura tecnológica.

Em 2015, o Sebrae passou a reunir e a trafegar junto a parceiros no estado, como Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e tantos outros; e junto com a Techstar que é uma instituição de Aceleração das Startups no Brasil e no mundo, criou uma Rede de Parceiros que permitiu que em novembro de 2015, a gente realizasse o primeiro Start-AP na Expofeira de Macapá; foi um dos eventos dentro da Expofeira com o objetivo de selecionar ideias inovadoras, naquela época a Agência Amapá, foi a instituição que capitaniou todo esse processo dentro da Expofeira; e também o Start-AP, foi uma chamada para o Startup Weekend, que é um evento da Techstar, um dos nossos parceiros e que foi realizado no Ifap, em novembro de 2015. 

Em 2011, o Ifap realizou o Startup Weekend que também foi um dos marcos nesse processo e contou com a parceria do Sebrae no Amapá que já tinha começado um trabalho na Campus Party. O evento promovido pelo Ifap e parceiros trouxe pela primeira vez, metodologias estruturadas, com foco em desenvolver ideias inovadoras.

Primeiro Projeto Startup

O Ifap realizou em 2016 e 2017, mais duas edições Startup Weekend, sempre com apoio do Sebrae. Em 2016, foi realizado o segundo Startup Weekend; e em 2017, o Sebrae vendo essa movimentação e principalmente, vendo que as ideias que estavam saindo do Startup Weekend, precisavam de uma continuidade, criou em fevereiro de 2017, o primeiro Projeto de Startup, o primeiro projeto no estado do Amapá, de incentivo ao desenvolvimento de empresas inovadoras; ainda em 2017, aconteceu o terceiro Startup Weekend e já em março de 2018, o Sebrae lança dentro do Projeto de Startup, o primeiro Ciclo de Aceleração de Startups, já era o momento, para que essas Startups que estavam em fase de ideação, ou seja, que estavam saindo da área de curiosidade, que já tinham aprendido e participado de três (3), Startup Weekend, estava na hora de passarem por um processo de aceleração, para ganhar maturidade; então em março de 2018, esse Ciclo de Aceleração dentro do Projeto Startup do Sebrae e junto com vários parceiros do projeto, ganhou vida. 

Esse mesmo processo de aceleração, permitiu que a gente pudesse entrar no circuito nacional, participando da 4ª Edição do Startup Day Nacional, um evento que aconteceu em todo o Brasil, em março de 2018.

Já em 2018, como parte dos resultados do projeto de aceleração do Projeto Startup do Sebrae, a gente teve as primeiras Startups classificadas em eventos nacionais, que foi o caso da UndoBox, uma Startup do local, que em junho de 2018, se classificou já em eventos nacionais; não só a UndoBox, como outras Startups começaram a ter destaque nacional e participar de eventos nacionais. 

Pacto

Em março de 2019, o Sebrae realizou a 5ª edição do Startup Day, consolidando esse evento e sincronizado em nível nacional. E agora, em julho de 2019, mais um marco, que é a criação de um Pacto para a Inovação, um marco onde se lançam novas possibilidades e novos olhares sobre a economia digital, a economia voltada para o desenvolvimento de empresas inovadoras com alta escalabilidade, que é o que aconteceu agora recentemente dentro do Sebrae.

O Sebrae sendo o principal ator nesse processo mais uma vez. Atualmente, o cenário local envolve várias instituições com espaços de tecnologias e de conhecimento, que podem transformar a economia do estado, talvez num grande pólo de desenvolvimento, de serviços inovadores para todo mundo.

Emenda

Na reunião realizada no Sebrae, no último sábado (13), foram estabelecidas ações, a exemplo do Projeto de Lei 3466/2019, que cria o Fundo de Financiamento às Empresas Startups, e foi anunciado pelo senador Randolfe Rodrigues. A Emenda disponibiliza R$ 300 mil, para a implantação do Centro de Aceleração de Startups no Amapá. 

Senado Federal

O presidente do Senado da República, senador Davi Alcolumbre, declara que vai acelerar a pauta de votação no Congresso Nacional.

Eventos Startups do Sebrae no Amapá – 2014/2019

Setembro/2014 - Startup Day 
2015 – Reuniões com a Techstar e parceiros
Novembro/2015 – Startup na 51ª Expofeira 
Novembro/2015 – Startup Weekend – Ifap
Novembro/2016 - Startup Weekend
Fevereiro/2017 – Nasce o Projeto de Startup do Sebrae
Setembro/2017 – Startup Weekend 
Março/2018 – Lançamento do 1° Ciclo de Aceleração de Startups. 
Março/2018 – 4ª Edição Startup Day Nacional 
Junho/2018 – Startups Undobox classificadas em eventos nacionais 
Março/2019 – 5ª Edição Startup Day.

Ecossistema de Inovação

A diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo; recebeu na instituição, para consolidar o Pacto de Inovação no Amapá, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre; senador do estado do Amapá, Randolfe Rodrigues; vice-governador do Estado do Amapá, Jaime Nunes; prefeito do Município de Macapá (PMM), Clécio Luís; deputados estaduais, Paulo Lemos; Jesus Pontes; Edna Auzier; Paulinho Ramos; titular da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec/AP), Rafael Pontes; Reitora da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Kátia Paulino; secretário Municipal de Governo da PMM, Edivan Barros; Vice-Reitora da Unifap, Simone Leal; gerente da Setec, Josiane do Espírito Santo; CEO da Empresa OrçaFascio, Ronelle Rodrigues; CEO da Empresa Aprova EAD, Evelyn Auzier; diretor do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Márcio Lobato; coordenador no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Everaldo Vasconcelos; diretor de Operações do SESI/Senai, Moisés de Aguiar; Pró-reitora do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Erika Bezerra; CEO da Empresa Proesc.com, Felipe Ferreira; marketing na Startup Proesc.com e membro da Comunidade de Inovação do Estado, Tucujú Valley, Lindomar Góes Ferreira; responsável pelo Comitê Local de Propriedade Intelectual na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Adilson Lima; vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação Tecnológica (Profnit/Unifap), Daniel Chaves; diretora no Instituto Nacional Leva Ciência, Danielle Pereira; CEO na Startup Univoto, Weverton Nelluty; coordenador do gabinete do Senador Randolfe Rodrigues, Charles Chelala; CEO da Mentora de Startups, Bruna Barbosa; representante da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Amapá (Unic), Rômulo Brasão; Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviço do Sebrae no Amapá (UAC-CS), representada pela gestora do Projeto Startup, Josseli Pantoja e a Unidade de Atendimento Individual do Sebrae no Amapá (UAI), representada pelo especialista em pequenos negócios do Sebrae no Amapá, Maikon Richardson.


Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap



Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário