Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Implantação da primeira indústria amapaense de fécula recebe apoio do Sebrae










O grupo empresarial percebe a oportunidade em trabalhar de forma encadeada e de instalar uma área de cultivo de mandioca e de beneficiamento na produção dos subprodutos. Desde 2017, o Sebrae desenvolve o Projeto Crescer no Campo Mandiocultura de Macapá e Mazagão e realiza oficinas, palestras, consultorias e missões técnico/empresariais junto a Empresa Vale do Amazonas Alimentos Ltda

Jamille Rosa

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), apoia a Empresa Vale do Amazonas Alimentos Ltda. A empresa já participou de oficinas e palestras por meio do Projeto Crescer no Campo Mandiocultura de Macapá e Mazagão, assim como já recebeu consultorias SebraeTec em Planejamento Estratégico; Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica; Design de Comunicação com desenvolvimento de marca e embalagens; e consultorias tecnológicas no cultivo da mandioca.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, a instituição comemora o desenvolvimento da empresa, e reforça a participação da instituição desde a constituição do negócio, até a implantação da indústria.

“Estamos muito felizes em poder participar deste processo, pois, a Empresa Vale do Amazonas Alimentos, já possui uma quantidade significativa, de hectares instalados para cultivo da mandioca, e agora, parte para a instalação de uma planta industrial”, disse o presidente do CDE/Sebrae/AP e Faeap, Iraçu Colares.

GEA

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR/GEA), Daniel Montagner, declara apoio a toda e qualquer iniciativa que fomente o agronegócio no Amapá, e o que envolve os agentes que compõem esse cenário.

Sebrae

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, a instituição avalia como um momento positivo, que reúne a iniciativa privada e o setor público com o intuito de fortalecer a cadeia produtiva no estado.

Fomento

Para o proprietário da Empresa Vale do Amazonas Alimentos Ltda, José Paterno, graças ao apoio e incentivo do Sebrae, a empresa foi constituída, desenvolvida e agora faz parte do segmento industrial. “O Sebrae foi um grande incentivador para a implantação e desenvolvimento da empresa, por meio dos cursos, consultorias e oficinas que nos proporcionaram. A previsão para iniciar as atividades é novembro”, anuncia o proprietário da Empresa Vale do Amazonas Alimentos Ltda, José paterno.

Projeto

O Projeto do Sebrae – Crescer no Campo Mandiocultura de Macapá e Mazagão, iniciou em 25 de julho de 2017, e tem como foco atender tanto o produtor rural, em razão das necessidades de plantio e beneficiamento da raiz da mandioca, quanto outros elos da cadeia, que podem potencializar e agregar valor à produção da raiz e ao beneficiamento de subprodutos. O projeto iniciou o atendimento junto a Empresa Vale do Amazonas Alimentos Ltda, no início de 2018, e continua até os dias atuais como integrante efetivo das ações do Sebrae.

A diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, esclarece que a reunião de apresentação da Empresa Vale do Amazonas Alimentos Ltda., é com foco na estrutura da Fazenda Bela Vista, parque industrial, potencial de produção e os produtos que serão comercializados, como forma de apoiar a inserção da empresa no elo mais sensível da cadeia, que são os canais de comercialização no atacado, varejo e distribuidoras.

Emprego

A empresa Vale do Amazonas Alimentos Ltda, possui uma Unidade de Observação instalada no Município de Santana, na comunidade do Pirativa, intitulada Fazenda Bela Vista.

Segundo o gestor do Projeto do Sebrae – Crescer no Campo Mandiocultura de Macapá e Mazagão, Reginaldo Macêdo, a empresa vai gerar 20 empregos diretos para cada 100 hectares cultivados de mandioca; no momento a empresa está concluindo o plantio de 300 hectares. Quando estiver com a capacidade total instalada, terá 1.500 hectares de área plantada.

Produtos

A empresa vai comercializar material vegetativo para propagação, fécula úmida e farinha de mandioca. Os resíduos da indústria serão utilizados para produção de alimentação animal (bubalinos e peixes).

Negócio

O presidente da Associação Amapaense de Supermercados (Amaps), Itamar Costa, atende ao convite do Sebrae, agradece e declara que trabalha com o segmento e que infelizmente 90% ou mais do que comercializa é importado; farinha, cheiro verde, chicória, alface e infelizmente o estado não produz.

“A gente sente muito isso, dizer que nós somos o grande gerador de empregos e de venda, lá fora; então essa iniciativa aqui com certeza é um ponta pé inicial para que outros segmentos, se desenvolvam junto ao Sebrae, para que esse estado consiga produzir. Os estados do Brasil, que em 2018, não sofreram com essa grande crise econômica que hoje ainda estamos passando, foram estados que focaram na produção, entre eles, Mato Grosso, Goiás, e São Paulo, não sofreram tanto com a crise porque conseguiram focar na produção, e o nosso Amapá não produz, nós somos um grande consumidor de farinha, então quero parabenizar e dizer que essa empresa pode contar sempre com a gente”, finaliza o presidente da Amaps, Itamar Costa.

Reunião

O Sebrae no Amapá realiza reunião com parceiros da instituição e a Empresa Vale do Amazonas Alimentos Ltda., na Sede do Sebrae em Macapá, na última terça (2), das 8h às 12h. A ocasião, contou com as presenças do presidente do CDE/Sebrae/AP e da Faeap, Iraçu Colares; diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro; diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo; diretor presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro), José Renato Ribeiro; presidente da Associação Amapaense de Supermercados (Amaps), Itamar Costa; titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Daniel Montagner; secretário do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Osvaldo Hélio Soares; chefe adjunto de tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Amapá (Embrapa), Adilson Lopes; proprietários da Empresa Vale do Amazonas Alimentos Ltda, José Paterno e Sandra Siqueira; proprietário da Rede de Supermercados Santa Lúcia, Ari Silva; gerente de compras da Empresa Nutriama, Sandra Portela; representante da Distribuidora Liderança, Ely Pascoal; representante da Embrapa, José Adriano Marini; representantes do Supermercado Fortaleza (A R Filho & CIA LTDA), Jamerson Santos e Caio Rocha, representante da Agência de Fomento do Amapá (Afap), José Altamir Lobato; coordenador do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica da Empresa, consultor do Sebrae, Richard Maia; coordenador técnico dos trabalhos, pesquisador da Embrapa e Dr. José Adriano Marini e o gestor do Projeto do Sebrae – Crescer no Campo Mandiocultura de Macapá e Mazagão, Reginaldo Macêdo.



Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Blog: 
www.sebraeap.blogspot.com.br 
Twitter: @sebraeap 
Facebook: /sebraeap
Portal Sebrae: 
www.ap.sebrae.com.br

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário