Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

terça-feira, 30 de abril de 2019

Consulado da França em Macapá é reativado e Cônsul Honorário toma posse no auditório do Sebrae






Novo cônsul honorário da França no Amapá toma posse com as presenças do embaixador francês Michel Miraillet; do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre e do governador do Amapá, Waldez Góes

Denyse Quintas

O Sebrae no Amapá sedia a solenidade de posse do Cônsul Honorário da França no Amapá, Fabien Roger Gilbert Fourtnet. Fechado desde fevereiro de 2018, pela Embaixada da França no Brasil, o consulado francês no Amapá foi reaberto e a posse do novo cônsul ocorre na noite desta segunda-feira (29), às 19h.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap), Iraçu Colares, que coordenou o evento, na sede da instituição, ao lado do diretor superintendente do Sebrae, Waldeir Ribeiro; diretor de administração e finanças do Sebrae, Marcell Harb e da equipe da Unidade Políticas Públicas (UPP/Sebrae), declara que levando em consideração a relação transfronteiriça entre o Amapá/Brasil e a Guiana Francesa/França, é muito peculiar, pois é a única fronteira terrestre entre o Mercosul e a União Europeia, fato que evidencia singularidades com o idioma, moeda, cultura e legislação, principalmente.

“O Sebrae atua como representante do setor empresarial junto às instituições francesas como embaixada na França, Brasil, Business France, Prefeitura de Caiena, Câmara de Comércio e Indústria da Guiana Francesa, Prefeitura de Kourou e MEDEF (Associação da França), por meio do Projeto Desenvolvimento das Relações Transfronteiriças do Estado do Amapá, coordenado pela UPP/Sebrae, que realiza articulação nas relações comerciais, consultorias em comércio internacional, missões internacionais emissivas e receptivas, e elaboração de conteúdo”, declara o presidente do CDE/Sebrae e Faeap, Iraçu Colares.

Embaixada

A ocasião, contou com a presença do embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, que declara ter sido criterioso com a personalidade que representa a França no estado do Amapá. “Fabien Fournet, possui os traços do pai Roger, o qual foi nosso primeiro cônsul honorário em 1990. O Sr. Fournet, agora faz parte da família de 18 cônsules honorários que já tivemos no Brasil, para uma posição que é certamente uma das mais sensíveis e aparentes, e isso, vocês podem testemunhar esta noite. Peço às autoridades locais, governador, prefeito, que o reserve a melhor recepção e o apoiem a cumprir suas funções, para o benefício dos habitantes do Amapá”, disse o embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet.

De acordo com ele, serão retomadas as reuniões com a Comissão Mista Transfronteiriça em julho, para avançar sobre temas importantes para os brasileiros, entre eles, turismo, transporte de cargas e de pessoas, e falar da cooperação cultural, da educação e da cooperação entre as forças militares.

Congresso

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, informa que para o Brasil, a proposta, é integrar definitivamente o país à União Europeia pelo Amapá. Para ele, a abertura do consulado é o primeiro passo para fortalecer a união entre os dois países.

“A reinauguração do Consulado da França no Amapá, traz para todos nós a esperança de que essa relação seja vantajosa, verdadeira e duradoura. A partir dos encontros transfronteiriços podemos encaminhar esses acordos para a ponte, o visto e a nossa BR-156. A fronteira com a Guiana Francesa, é a fronteira com a União Europeia e a fronteira com Paris”, garante o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre.

GEA

Para o governador do Amapá, Waldez Góes, a reabertura do Consulado da França no estado, diminui a burocracia do acesso ao visto para quem precisa visitar o país vizinho. Lembra que, em 2016, a integração foi ampliada com a inauguração da Ponte Binacional que liga Oiapoque, no Amapá, e Saint Georges, na Guiana Francesa.

O governador Waldez, fez referência que, quanto à cooperação da região transfronteiriça, existem responsabilidades dos governos centrais e dos regionais. “Uma das prioridades é ampliar as alternativas de transporte entre o Amapá e a Guiana Francesa. Nós estamos organizando uma chamada pública para a primeira licitação de uma linha rodoviária na fronteira, também estamos tomando providências para a retomada do serviço aéreo”, afirma o governado do Amapá, Waldez Góes.

Consulado

Fechado desde fevereiro de 2018, as instalações do Consulado da França no Amapá, voltam a funcionar na Rua Tiradentes, nº 396, no Bairro Central.  Os vistos passam a ser emitidos em 90 dias, com o custo de €60 euros.

Posse

A posse do Cônsul Honorário da França no Amapá, Fabien Roger Gilbert Fourtnet, na sede do Sebrae, contou com a participação do presidente do CDE/Sebrae e da Faeap, Iraçu Colares; diretor superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro; diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá; Marcell Harb; embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet; presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre; senador da república, Randolfe Rodrigues; governador do Estado do Amapá, Waldez Góes; vice-governador do Estado do Amapá, Jaime Nunes; presidente do Tribunal de Justiça do Amapá; João Guilherme Lages; prefeita do município de Oiapoque, Maria Orlanda; prefeito do Município de Macapá, Clécio Luiz; ministro conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pecassou; cônsul da embaixada da França em Brasília, Samuel Bouchard; prefeito de Kourou, François Ringuêt; cônsul honorário da França no Amapá, Fabien Fournet.

Conselheiros/Sebrae

Conselheiro do Sebrae e presidente do Conselho Superior da Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA), Nonato Altair Pereira; conselheiro do Sebrae e presidente da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro/AP), Raimundo Simão Batista.

Parlamentares

Deputada federal, Aline Gurgel; deputado federal, Luiz Carlos dos Santos; deputado federal, Acácio Favacho; e deputado federal, André Abdon; deputado estadual, Paulinho Ramos; deputada estadual, Cristina Almeida e a vereadora de Macapá, Adriana Ramos.



Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário