Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Frango com arroz cremoso e macaxeira vence Desafio das Merendeiras no Fomenta Agro em Tartarugalzinho















A competição com as merendeiras da rede municipal de ensino é uma ação de políticas públicas que influencia na valorização de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar

Denyse Quintas
Do Assentamento do Cedro/Tartarugalzinho/AP

O Desafio das Merendeiras, é uma ação do Projeto Merenda em Foco, desenvolvido pelo Sebrae no Amapá, por meio da Unidade de Políticas Públicas, coordenadora do Fomenta Agro. O objetivo é estimular a criatividade dos manipuladores de alimento nas escolas da rede municipal e a valorização da agricultura familiar. Mais que um concurso, é um momento de sensibilização, no qual estimula a reflexão do ‘fazer mais, com menos’.

Segundo a analista do Projeto Merenda em Foco no Sebrae, Francinne Bacelar, o cardápio da merenda escolar é elaborado por um nutricionista – responsável técnico, porém, na ausência dos gêneros alimentícios é necessário que o improviso entre em cena. “Pensando nisso, o concurso passa a ser uma forma de incentivo a criação de pratos simples, saudáveis, com produtos da agricultura, na realidade das escolas”, disse analista do Projeto Merenda em Foco no Sebrae, Francinne Bacelar.

Competição

Entre as seis (6) participantes no Desafio das Merendeiras, o 1º lugar é da merendeira Coriner Clery Santos (Escola Municipal Raimunda Lobato); no 2º lugar, a merendeira Rosileide Amal (Escola Municipal Andiroba); e em 3º lugar, a merendeira Jorize Milhe (Escola Municipal Jucicleide).

Os critérios decisivos para o resultado foi a utilização do maior número de produtos da agricultura familiar, entre eles, o principal – a macaxeira; análise sensorial; originalidade; porcionamento; postura; higiene e limpeza.

Para a vencedora Coriner Clery, que criou o Prato Frango com Arroz Cremoso e Macaxeira, todos os pratos foram excelentes, cozinharam super bem, mas, infelizmente tem que ser escolhido apenas um, mas todas merecem esse prêmio, e esse troféu não foi só para uma, mas sim para todas que tiveram coragem de enfrentar o Desafio das Merendeiras.

“Não mediram esforços para participar e fazer esse evento acontecer, então esse troféu foi de todas nós, como eu disse para elas, a gente não está aqui para disputar quem vai ganhar e sim para ganhar mais experiência. É uma nova experiência que vai ficar marcada nas nossas vidas”, finaliza a vencedora no Desafio das Merendeiras, Coriner Clery.

Premiação

Os participantes tiveram 1h para o preparo. O 1º lugar recebe o valor de R$ 300 reais e um kit de panelas para uso na escola.

Compra

O Programa Merenda em Foco é uma ação de Políticas Públicas de municipalização, que auxilia a gestão municipal na compra da merenda escolar, seguindo os parâmetros do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


O Desafio das Merendeiras ocorreu no Assentamento do Cedro/Tartarugalzinho/AP, na Escola Estadual Darci Ribeiro, na última sexta (30), às 13h. O evento contou com as presenças das secretárias municipais de Tartarugalzinho; Administração, Luciane Trindade;  e da Educação, Francinúbia de Lima.


Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário