Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Negócios no campo movimentam propriedades agrícolas na zona rural de Porto Grande























Durante o Agro Fest em Porto Grande, o Sebrae promove visitas à propriedades agroecológicas para aproximação comercial entre produtores rurais e empresários do setor de alimentos

Denyse Quintas

Sebrae realiza ação Negociar no Campo, em propriedades agrícolas na Perimetral Norte e Colônia do Matapi, durante o Agro Fest, em Porto Grande. Na programação acontecem roda de conversa, palestra-show, oficinas de gastronomia, apresentação de case de sucesso, visitas técnicas em agroindústria e propriedades agroecológicas de fruticultura; além de rodada de negócios que aproxima produtores rurais e compradores, entre eles, empresários da gastronomia de Macapá.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), Mateus Silva, fala da satisfação em ver o trabalho desenvolvido pelo Projeto Alimentação Fora do Lar do Sebrae, ao estimular negócios direto com o produtor, proporcionando assim, geração de renda às famílias do campo.

“Em tempos de transformação e inovação a diversificação agrega renda aos agricultores familiares, os aproxima de compradores diretos e mostra que a integração garante maior qualidade de vida no meio rural e as partes interessadas tornam público a origem dos alimentos que chegam do campo à mesa”, disse o presidente do CDE, Mateus Silva.

Para o diretor-superintendente em exercício do Sebrae, Waldeir Ribeiro, o conhecimento dos produtores, por meio dos projetos do Sebrae com apoio dos parceiros, estimula a formação de grupos de trabalho que ajudem a apresentar produtos e resultados do trabalho desenvolvido. “Essa aproximação entre produtor rural e compradores posicionam o produtor em relação ao aproveitamento das soluções Sebrae para desenvolver os empreendimentos na zona rural”, declara o diretor-superintendente em exercício do Sebrae, Waldeir Ribeiro.

A diretora técnica do Sebrae, Isana Alencar, informa que essa aproximação entre os produtores da agricultura familiar e compradores, possibilita a criação de um vínculo de parceria com o fornecedor, trazendo confiança, qualidade e segurança na compra dos insumos. “Os restaurantes passam a conhecer a origem e a qualidade do produto que está adquirindo e assim, podem agregar valor ao prato que será servido ao consumidor”, informa a diretora técnica do Sebrae, Isana Alencar.

Perimetral Norte

Na Rodovia Perimetral Norte uma comitiva de 27 pessoas visitam a propriedade do produtor rural, Toshiaki Yoshidome,  que com apoio do Rurap, explica o processo de cultivo das espécies exóticas pitaia, rambutan, mangostão, entre outras culturas. 

Colônia do Matapi

A programação da ação Negociar no Campo, conta visitas técnicas na propriedade agroecológica da produtora rural Luzinete Lauret e na Fábrica de Polpas Vó Jacira; palestras e oficinas gastronômicas com a participação da Chef Mara Aclamem, que compartilha sua trajetória empreendedora e o case de sucesso que se tornou na gastronomia candanga, nortista e mundial. Na ocasião, ensina receitas e técnicas de produção de carne de porco na lata.

A comitiva de empresários da gastronomia de Macapá, visita à Feira da Agricultura Familiar, em Porto Grande, onde conhecem a qualidade e adquirem produtos agrícolas diretamente dos produtores, a um preço justo e livre de atravessadores.

Rodada de Negócios

No Escritório Regional do Sebrae em Porto Grande, acontece a Rodada de Negócios entre produtores rurais e empresários, a fim de fazer negócios para comercialização de insumos da agricultura e assim, atender às necessidades das empresas compradoras. A Rodada é focada no resultado de aproximar compradores e fornecedores para gerar bons negócios.

Chef

A chef de gastronomia Mara Alcamim, que é palestrante e sócia proprietária do Restaurante Universal, em Brasília/DF, diz tentar entender o que viu no Amapá. “Sim, vi um povo solícito e familiar. Quando quis açaí apareceu em todas as mãos, numa vontade sem fim de agradar. Vi uma cidade rica em água, comida boa e vistas de tirar o fôlego”, afirma a chef de gastronomia Mara Alcamim.

Ela, ao assistir o eclipse no dia de ir embora pediu para que a viagem que fez ao Amapá tenha sortido algum efeito nas pessoas que conviveu por tão pouco tempo. “Aos empresários, que entendam a real auto responsabilidade dentro deste processo, pois ao conhecer o pequeno produtor e se aproximar do seu dia a dia, tenha consciência do tanto que podem ajudar e fazer a diferença. Ao pequeno produtor deixo uma lição de auto estima para acreditar que estão no caminho certo e não estão sozinhos. De tudo o que mais me impressionou foi a equipe de vocês. O Sebrae mais atuante e querido que já conheci. Vocês estão de parabéns. Surpreendente a forma como se doam e torcem para o projeto dar certo. Foi lindo de ver o respeito, carinho e força que vocês têm dos dois lados, tanto com os empresários, quanto com o pequeno produtor. Este é o Brasil que eu quero pra mim. Esta parceria linda de ver. Parabéns e podem contar comigo neste trabalho lindo que está por vir”, finaliza a chef de gastronomia Mara Alcamim.

Evento

O Negociar no Campo, ocorreu no período de 26 a 28 de julho. É um evento estratégico em formato de rodada de negócios, planejado pelo Sebrae, por meio do Projeto Alimentação Fora Lar em Macapá e Santana, em parceria com a Unidade de Atendimento Coletivo, Comércio e Serviços (UAC-CS/Sebrae), Unidade de Atendimento Coletivo, Agronegócio e Indústria (UAC-Agrin/Sebrae); Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas (Unic/Sebrae); e Unidade de Políticas Públicas (UPP/Sebrae).


Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário