Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Seminário de Mandiocultura reúne produtores, técnicos e estudantes da raíz








Com palestras, mesas redondas, degustações, subprodutos da mandioca e tecnologias de cultivo, Sebrae e Embrapa discutem tecnologias e mercado da mandioca
Jamille Rosa

O Sebrae e a Embrapa realizam o Seminário de Mandiocultura no Amapá. O evento acontece na sede do Sebrae em Macapá, nos dias 7 e 8. O objetivo é dialogar, por meio de palestras, sobre o cenário das inovações técnicas sobre o cultivo da  mandioca e as novas tecnologias que são utilizadas em outros estados, isso alinhado às demandas do mercado consumidor.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá, Mateus Silva, conta que é a partir da tecnologia, tanto o plantio, quanto as agroindústrias que transformam o produto serão inovadoras e produzirão mais. “A tecnologia conectada a inovação, são fatores que mostram ao produtor amapaense que mesmo com dificuldades, este consegue produzir”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá, Mateus Nascimento.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá em Exercício, Waldeir Ribeiro, a mandiocultura é um tema importante para o estado e que precisa ser discutido: “Este é um tema significativo para o Estado do Amapá e o Sebrae identificou um mercado interno em expansão que consome o nosso produto e ainda, precisa importar do Pará, Acre e Paraná”, declara o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá em Exercício, Waldeir Ribeiro.

Segundo o chefe geral da Embrapa Amapá, Nagib Melém, o evento busca gerar uma troca de conhecimentos entre técnicos, estudantes e produtores, visto que durante o seminário, os participantes passam por capacitação. “Realizamos um pré-seminário para capacitação dos técnicos, que atuam diretamente com o produtor, realizando repasse de tecnologias que por meio desses técnicos chegarão ao produtor, afirma o chefe geral da Embrapa Amapá, Nagib Melém.

Para o coordenador técnico do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Daniel Assis, a mandioca é um produto que gera muito lucro para a sociedade, porém, acaba sendo levado a ser uma cultura de segundo plano: “Isso é uma oportunidade para contemplarmos o sucesso de uma cultura tão importante como a mandioca, tanto para a sociedade amapaense, quanto para o país”, informa o coordenador técnico Rurap, Daniel Assis.

“No Seminário de Mandiocultura do Amapá, vemos a importância de um evento, onde podemos transferir as informações e tendências do setor para o público alvo do projeto e com isso, teremos o alcance de bons resultados, finaliza o coordenador Nacional da Carteira de Mandiocultura do Sebrae/NA, Rafael Hemogens.

Parceiros

São parceiros do Sebrae e da Embrapa, no Seminário de Mandiocultura no Amapá, o Governo do Estado do Amapá (GEA), Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Agência de Fomento do Amapá S.A (AFAP), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (RURAP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR)


Serviço/Sebrae:
Endereço: Avenida Ernestino Borges, 740 - Laguinho
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap



Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário