Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Sebrae apoia negócios para a cultura empreendedora e cede estrutura ao Núcleo de Produção Digital













Com a implantação do primeiro Núcleo de Produção Digital entregue pelo Governo Federal, o Sebrae incentiva negócios culturais e cede o espaço físico para funcionamento do NPD no estado

Andréa Maciel
Colaboração: Denyse Quintas

O Amapá é o primeiro estado brasileiro a receber o Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão e equipe para orientar sobre a Lei Rouanet, a Lei do Audiovisual, o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e implantar o primeiro Núcleo de Produção Digital (NPD), intitulado Equinócio, localizado no espaço cedido pelo Sebrae. O Governo do Estado do Amapá (GEA) e Serviço Social do Comércio (Sesc) são parceiros.

O Núcleo de Produção Digital Equinócio (NPD) é um espaço gratuito, acessível a todas as classes sociais, voltado à produção e difusão do conteúdo audiovisual brasileiro. Tem como objetivo apoiar a produção audiovisual independente, fornecendo equipamentos e serviços técnicos especializados para produção, formação, aprimoramento profissional e artístico de técnicos, e realizadores audiovisuais.

O espaço do NPD, está instalado na sede do Sebrae em Macapá, possui três ilhas de edição com equipamentos de última geração, como câmeras de resolução 4k, tripés, microfones, cartões de memória, lentes de diversos tamanhos, softwares de edição, computadores modernos, entre outros. O Sebrae será guardião destes equipamentos.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, este é um momento importante para o estado do Amapá, pois o Núcleo incentiva a economia criativa, fomenta negócios baseado no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico.

“A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano; abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços”, declara o diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga.

Segundo ele, com a inauguração do NPD ficará disponível aos artistas, equipamentos de primeira linha que ajudarão na gravação, produção de filmes, documentários e vídeos de modo geral. Cultura é empreendedorismo, é economia criativa e o Sebrae está participando porque acredita que ela vai muito além da diversão, pode ser uma poderosa ferramenta de desenvolvimento da economia local. “Quando fomos contatados para participar deste momento, percebemos a importância e cedemos o espaço para instalação do primeiro Núcleo de Produção Digital no país”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga.

O ministro da cultura, Sérgio Sá Leitão, explica que o Amapá foi escolhido como primeiro estado a ser visitado, porque no ano de 2017, não captou recursos para projetos culturais pela Lei Rouanet. 

“Esta é uma situação que precisamos mudar. Por isso viemos ao estado capacitar os produtores culturais e os artistas para que apresentem mais e melhores projetos e tenham acesso aos instrumentos de fomento. Também queremos sensibilizar as empresas locais a utilizarem a Lei Rouanet para patrocinarem projetos culturais que acontecem no Amapá. Precisamos unir o setor público, sociedade civil, iniciativa privada, entidades do terceiro setor e do Sistema S, como o Sebrae para valorizar a cultura local”, disse o ministro da cultura, Sérgio Sá Leitão.

O governador do estado do Amapá, Waldez Góes, ressalta que o estado possui diversas possibilidades a serem abordadas em projetos, devido a diversidade cultural. Ele enfatiza que a implantação do Núcleo de Produção Digital é uma grande vitória para o setor, juntamente com o lançamento do primeiro edital de audiovisual do Amapá, instrumentos que incentivam a produção cultural do estado.

#CulturaGeraFuturo

A vinda do Ministro ao Amapá faz parte da programação do Circuito #CulturaGeraCultura que leva equipes do Ministério da Cultura a todos os estados brasileiros para capacitar produtores culturais e gestores públicos na utilização dos mecanismos de fomento à cultura do Governo Federal.

Composição

O NPD possui um grupo gestor composto por representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social do Comércio (Sesc), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

O Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, cumpriu agenda no Amapá, nesta segunda-feira (2), às 9h, para inaugurar o Núcleo de Produção Digital (NPD), apresentar o Seminário “Cultura Gera Futuro” e fazer visita no espaço do NPD, que funcionará na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP).

Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário