Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Seminário reúne pesquisadores para discutir relações transfronteiriças








O evento conta com a participação de representantes de países da América do Sul e Caribe, entre eles, Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Trinidad e Tobag, Haiti e Colômbia

Andréa Maciel

Durante a abertura do 1º Seminário Internacional de Estudos de Fronteira das Guianas são debatidos temas relacionados a cooperação e ao desenvolvimento da região das Guianas e Caribe. A ideia é criar uma rede de estudos que fortaleçam a relação transfronteiriça.



O evento conta com palestras, mesas redondas e minicursos, voltados para as relações entre Guianas, Caribe e Brasil. Um dos pontos mais debatidos durante o evento é a questão econômica. A relação do Amapá e das Guianas com o Brasil e a França, respectivamente, como forma de desenvolver economicamente as duas regiões.

Para o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga, a Guiana Francesa é a porta de entrada do Amapá para estabelecer relações com outros países, pois a localização do estado é estratégica que deveria transformá-lo numa grande potência econômica no Brasil.

“A participação do Amapá na economia nacional atualmente é mínima, a Guiana também não possui a representatividade econômica devida, pois não existe hoje um olhar das autoridades centrais tanto do Brasil, quanto da França para a importância desta região. Por este motivo, considero este evento de suma importância, pois temos a oportunidade de reunir acadêmicos, professores e pesquisadores, pessoas que realmente tem o conhecimento técnico sobre este tema, em prol de criar encaminhamentos para ajudar a economia do Amapá e o empresário que busca, há anos, uma maneira de estabelecer esta relação econômica”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga.

Na oportunidade, o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, agradeceu a participação dos representantes dos demais países, dos pesquisadores e dos estudantes engajados na construção do tema.

“Que este evento sirva para que a gente consiga de uma vez por todas vencer todos esses desafios existentes. Temos muito a oferecer, seja nas atividades de pesquisa, econômicas, mas ainda há muita dificuldade na interação com os outros países. Este evento incentiva esta aproximação e estimula uma série de atividades entre o Platô das Guianas e o Amapá”, conclui o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes.

O 1º Seminário Internacional de Estudos de Fronteira das Guianas ocorreu nos dias 8 e 9 de novembro, 8h às 20h, na sede do Sebrae em Macapá, no Auditório Santana e na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap

Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário