Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Festival escolhe Casal Açaí em Santana

  
 









A Miss e o Mister Açaí são eleitos durante programação cultural no Festival Gastronômico Sabores de Santana

Andréa Maciel

Durante o encerramento do Festival Gastronômico Sabores de Santana, acontece a escolha da Miss e do Mister Açaí, que juntos formam o Casal Açaí. Eles apresentam aos jurados e ao público performances sobre o fruto e a cultura que envolve o plantio, colheita, produção e comercialização, até o açaí chegar na mesa do consumidor. O concurso faz parte da programação cultural do Festival do Açaí que acontece integrado ao Festival Gastronômico Sabores de Santana.



Concorrem ao título, quatro (4) casais que além da performance, também são julgados pelos trajes típicos escolhidos e os cenários montados nas apresentações. Os vencedores foram os alunos da Escola Estadual Augusto Antunes, Emerson Rodrigues e Gabriele da Costa, que além do título de Casal Açaí, ganharam um kit de cosméticos. Em segundo lugar, ficou o casal de alunos Amanda Miranda e Gabriel Alves, que receberam um vale com direito a uma limpeza de pele; e no terceiro e quarto lugar ficaram os estudantes Lana Dias e Bruno Brandão, e Hiago Cardoso e Jhulia Gomes, respectivamente.

“É uma sensação muito boa participar deste Festival e ficar em primeiro lugar. Tivemos pouco tempo de preparo, apenas uma semana e algumas dificuldades, mas conseguimos nos apresentar e ganhar o título”, fala emocionada a estudante, Gabriele da Costa, eleita Miss Açaí.

O Mister Açaí, Emerson Rodrigues, ressalta que esta vitória compensa toda a rotina de preparação e ensaio que a competição exigiu.

“Tivemos um trabalho suado e pesado para chegar até aqui e agora sabemos que tudo valeu a pena e o esforço investido. Queremos agradecer a organização do evento e aos jurados por nos escolherem”, comemora o estudante Emerson Rodrigues.

Com a tarefa de eleger os vencedores, compuseram a mesa de jurados o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga (presidente da mesa); a presidente do Ministério da Cultura do Amapá, Loren Hits (jurada); coreógrafo e músico, Raimundo Castro e a presidente da Associação de Projeção Folclórica Iaçá, Alciani Silva Pacheco (jurados).

O diretor superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga, ressalta a satisfação em presidir a mesa de jurados e afirma que é nítida a preparação dos estudantes, o empenho e a dedicação em montar coreografias bem produzidas.

“Foi uma satisfação muito grande participar do júri e assistir a apresentação dos alunos, pois é uma tradição da escola que foca num produto tradicional do nosso estado que é o açaí. As apresentações mostraram que esses jovens possuem conhecimento sobre o fruto e a cadeia da colheita, e a parte técnica mostra o quanto estão preparados, com uma produção excelente. Queremos convidá-los para se apresentarem nos eventos do Sebrae”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga.

A diretora técnica do Sebrae no Amapá, Isana Alencar, parabeniza os estudantes pela dedicação nas apresentações culturais e considera uma grata surpresa.

“Foi possível ver de perto todo o talento, o comprometimento dos jovens e a criatividade ao realizar as apresentações culturais com foco no açaí. Eles empreenderam apresentando de uma forma lúdica a realidade do fruto no nosso estado, a importância social e econômica que o açaí tem para a nossa região, valorizando as nossas pessoas e as tradições. Os alunos estão de parabéns pelo banho de cultura que foi apresentado”, declara a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Isana Alencar.

Programação Cultural

A programação cultural do Festival Gastronômico Sabores de Santana conta ainda com apresentações musicais e danças, realizadas pelos próprios alunos da Escola Estadual Augusto Antunes.

A professora e coordenadora da programação cultural do Festival, Arlete Carvalho, explica que já conhecia o trabalho artístico de cada aluno e os convidou para mostrarem esses talentos durante o evento.

“Como também sou professora de dança, alguns alunos fazem aula comigo e outros já se apresentam nos eventos da cidade e da escola. Fiz o convite e eles aceitaram. Nosso objetivo é divulgar nossa cultura por meio dos estudantes”, finaliza.

O Festival Gastronômico Sabores de Santana ocorreu no período de 22 a 24 de setembro, das 17h às 22h, na Quadra Poliesportiva da Escola Estadual Augusto Antunes, em Santana.


Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário