Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Painel Econômico é realizado no Sebrae para oficiais-alunos do Exército










Neste ano a viagem de estudo na região da Amazônia Oriental ocorre nas cidades de São Luís, Belém e Macapá

Nicole Lemos

Na manhã desta terça-feira (15), aconteceu na sede do Sebrae em Macapá, o Painel Econômico em Viagem de Estudos Estratégicos de Oficiais-Alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército do Amapá (ECEME). Trata-se de uma das atividades de coroamento dos estudos estratégicos no âmbito do curso, composto por aulas de política, geopolítica, relações internacionais e estratégia.



O objetivo do Painel Econômico é proporcionar aos discentes do Curso de  Comando e Estado-Maoir do Exército (CCEM) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM), um panorama econômico do Estado sob ponto de vista da Federação das Indústrias e do Sebrae, como visão estratégica, possibilidades, infraestrutura e desafios, dentre outros aspectos que permitam demonstrar o cenário econômico.

A jornada ocorre em todas as regiões do Brasil, com grupos de oficiais visitando as regiões CO, NE, S, SE, Amazônia Oriental e Ocidental, além de Brasília. Esta jornada já ocorre anualmente há mais de 20 anos e em 2017, a Viagem na Região da Amazônia Oriental acontece nas cidades de São Luís/MA, Belém/PA e Macapá/AP, com a participação de 28 oficiais-alunos e 4 oficiais instrutores. Nessas cidades serão realizados painéis militares, políticos, econômicos e temáticos tratando sobre assuntos importantes ligados à segurança e à defesa, com visitas a instalações e estruturas consideradas estratégicas na região.

O Curso de Comando e Estado-Maior do Exército, para majores e tenentes-coronéis com mais de 20 anos de serviço, visa preparar os futuros chefes militares e assessores de alto nível do Exército. O curso habilita os oficiais à promoção ao posto de oficial-general. O ingresso ocorre por meio de seleção institucional e intelectual, com questões complexas de análise de história e geopolítica.

A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), possui um Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM), para militares e civis, com mestrado acadêmico e doutorado em ciências militares recomendados pela CAPES e regularizados junto ao MEC.

Sebrae

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), Mateus Nascimento, disse que os oficiais possuem informações e conhecimento do Brasil e do Amapá. O Amapá é um estado com localização estratégica de fronteira e os projetos de planejamento de defesa e fiscalização são fundamentais. “O exército conhecendo a importância do Estado do Amapá, deve melhorar, consideravelmente, a segurança de fronteira”, disse o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Mateus Nascimento.

O diretor de administração e finanças do Sebrae, Waldeir Ribeiro, ministrou a palestra O que é o Sebrae, com uma abordagem nacional e local, de como o Sebrae atua em todo o Brasil, explicando a missão, visão, proposta de trabalho; acompanhamento das micro e pequenas empresas; potenciais empreendedores e sobre o MEI.

Debate

Na ocasião, os oficiais participaram de um debate onde os entrevistados eram o presidente do CDE/Sebrae, Mateus Nascimento, diretor de administração e finanças do Sebrae, Waldeir Ribeiro e o consultor do Departamento de Desenvolvimento Industrial da Fieap, Remulo Miranda.

Homenagem

No encerramento dos trabalhos o presidente do CDE Mateus Nascimento e o diretor de administração e finanças Waldeir Ribeiro receberam certificado e medalha de honraria, em agradecimento pela parceria com o Sebrae.

Estiveram presentes no Painel Econômico, o presidente do CDE/Sebrae, Mateus Nascimento; diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga; diretor de administração e finanças do Sebrae, Waldeir Ribeiro; superintendente do Sistema da Federação das Indústrias do estado do Amapá (Fieap), John Cley; consultor do Departamento de Desenvolvimento Industrial da Fieap, Remulo Miranda; integrantes do Comando do 34º BIS; instrutores da ECEME e 26 oficiais-alunos do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) e a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Almeida.


Serviço
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: 
www.ap.sebrae.com.br
Blog: 
www.sebraeap.blogspot.com.br
Twitter:
@sebraeap
Facebook:
/sebraeap


Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário