Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Palestra gratuita qualifica empresários da alimentação a elaborar ficha técnica



O objetivo da palestra é ensinar aos empresários a elaboração de fichas técnicas e engenharia de cardápio para superar crise e reduzir custos

Caio Coutinho

O Sebrae no Amapá, por meio do Projeto Alimentação Fora do Lar, realiza a Palestra Elaboração de Fichas Técnicas e Engenharia de Cardápio para empresários e profissionais do setor de alimentação amapaense. A Ficha Técnica é um documento fundamental em qualquer estabelecimento de alimentação, tornando-se uma ferramenta de grande auxílio na redução de custos e redução de prejuízos, podendo até evitar a falência de alguns estabelecimentos.



De acordo com a gestora de projetos e analista do Sebrae, Nelma Pires, a ficha técnica é uma forma de organizar a empresa, onde é possível identificar os gastos desnecessários e o desperdício de tempo e energia. “Consiste em normas e procedimentos padronizados a serem seguidos na preparação das receitas que ajuda a diminuir as perdas dentro da cozinha e do estoque e facilita o trabalho do setor de compras”, disse a gestora de projetos e analista do Sebrae, Nelma Pires.

Segundo a consultora do Sebrae no Programa Alimento Seguro e palestrante, Doutora Ediluci Tostes, para que uma preparação culinária seja realizada com sucesso, vários fatores são importantes, como tipo de utensílio, temperatura e tempo de preparo e qualidade dos ingredientes, a reprodução dessas condições garantirá a obtenção de resultados semelhantes a cada repetição da receita ou protocolo, mesmo quando elaborados diversas vezes e por pessoas diferentes. “A ficha técnica de uma receita deve conter informações claras e precisas, a fim de possibilitar sua reprodutibilidade, a consistência do cardápio, qualidade do produto e o sucesso operacional”, explica a palestrante e consultora do Sebrae no Programa Alimento Seguro e palestrante, Doutora Ediluci Tostes.

Para a empresária e diretora da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amapá (Abrasel-AP), Cibelle Iglesias, a ficha é muito importante para facilitar a gestão do empreendimento. “É um instrumento fundamental em qualquer cozinha de restaurante, lanchonete, pizzaria e quanto maior for o grau de precisão da mesma, mais fácil tende a ficar a administração do negócio”, ressalta a diretora da Abrasel, Cibelle Iglesias.

Missão

Para o Sebrae, desenvolver ações que esclareçam e que apresentem alternativas para reduzir os custos de produção, chega num momento oportuno, pois os preços das mercadorias estão cada vez mais caros, elevando o preço das refeições. 

A gestora de projetos do Sebrae, Nelma Pires, fala que a adoção de padronização das receitas, por meio da elaboração de fichas técnicas, torna possível transformá-las em instrumento gerencial de apoio operacional. “É necessário fazer o levantamento dos custos e a ordenação do preparo, portanto é útil para subsidiar o planejamento do cardápio e da compra dos principais insumos, ajudando assim na redução dos custos variáveis e fixos de produção”, finaliza Nelma Pires.

A Palestra Elaboração de Fichas Técnicas e Engenharia de Cardápio, foi gratuita e contou com 33 participantes, entre empresários e profissionais do setor, realizada das 15h às 17h, na Sede do Sebrae em Macapá, na Sala Ferreira Gomes.

Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap

Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário