Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Programa Merenda em Foco dá oportunidade para agricultores familiares







O objetivo é garantir a participação dos pequenos negócios e empresas familiares nas chamadas públicas referentes à aquisição de alimentos para a rede estadual de ensino 

Caio Coutinho


A primeira chamada pública do Programa Merenda em Foco disponibiliza o valor de R$ 146.201,50 para a aquisição de produtos alimentícios oriundos da agricultura familiar, cooperativas e associações de Macapá, outras chamadas serão feitas nos demais municípios do estado. O programa é resultado do acordo de cooperação técnica entre o Sebrae no Amapá, Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).



De acordo com a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae no Amapá, Célia Almeida, o programa garante a participação dos pequenos negócios e agricultores familiares nos processos licitatórios referentes a aquisição de gêneros alimentícios para a rede pública estadual de ensino. “Realizamos a primeira etapa que foi a chamada pública em Macapá, onde participam apenas os agricultores familiares. Na segunda etapa serão realizados pregões presenciais para o fornecimento de outros itens, como feijão e arroz, que não são da agricultura familiar”, explica Célia Almeida.

Segundo a diretora da Escola Estadual Mário Andreazza, Marli Marinho, inserir itens da agricultura familiar no cardápio do aluno é importante para a nutrição do estudante que está em fase de desenvolvimento. “Acredito que o programa vai conscientizar o aluno a aceitar os legumes e verduras no seu dia a dia, itens muito importantes para uma nutrição balanceada e que auxiliam no aprendizado da pessoa”, completa a diretora.

Segundo Francinne Silva, uma das coordenadoras do Merenda em Foco, do Sebrae, a proposta do programa é a padronização dos processos de compra da alimentação escolar, por meio da execução dos processos licitatórios (Chamada Pública e Pregão Presencial para Registro de Preço) realizados em cada município. “Em Macapá e Santana ocorrerão através dos Núcleos Agrupados Educacionais conhecidos como NAE. A Seed nomeou uma equipe técnica que foi distribuída em 03 (três) grupos para realização dos referidos processos licitatórios”, diz Francinne.

Para esta ação, uma equipe de consultores do Sebrae sensibilizou e capacitou em média 130 empresários sediados nos 16 municípios do estado, da mesma forma o Rurap vem sensibilizando e orientandos agricultores nos municípios por meio dos escritórios regionais. Ambos com o objetivo de orienta-los a participar dos processos licitatórios e obter 0% de certames desertos ou fracassados

Os processos iniciaram no dia 1º setembro e encerrarão até o dia 20 de outubro.


Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap

Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário