Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Chefe Aline Lobo vence concurso em Festival do Pirarucu no Amapá





















O concurso gastronômico apresenta aos jurados e público presente receitas à base do peixe pirarucu

Andréa Maciel

O Festival do Pirarucu conta com três (3) chefes renomados no cenário gastronômico amapaense que usam talento e criatividade para criar receitas à base do peixe pirarucu. A vencedora Aline Lobo, ganha o direito a representar o Amapá na “Mostra Gastronômica do Pirarucu da Amazônia”, que ocorrerá em Brasília, nos dias 9 e 10 de novembro, promovida pelo Sebrae Nacional. A receita escolhida como 1º lugar será incluída num livro de receitas a ser editado.


Com o prato pirarucu com molho suave de leite de coco, com castanhas do Pará, bananas grelhadas, farinha crocante de castanhas com ervas, brotos e flores comestíveis, a chefe Aline Lobo venceu a disputa. O 2º lugar vai para o chefe Dom Garcia, com o prato intitulado Caboclo do Mercado – um medalhão marinado no café e crosta pimenta rosa, poeira de castanha, mousseline de açaí e nachos de banana com creme de queijo coalho, e a 3ª colocada é a chefe Solange Sussuarana com o bacalhau de pirarucu ao molho de maracujá.

Para Aline Lobo esta vitória é uma afirmação do trabalho que vem desenvolvendo com dedicação e amor. “Agradeço muito pela oportunidade. O fato de estarmos reunidos nesta competição é uma forma de mostrar o nosso potencial e de valorizar um profissional que fica 8h, 10h, até 12h em pé, frente a temperaturas elevadíssimas e a nossa responsabilidade é muito grande. Estou muito feliz de representar o meu estado fazendo o que mais gosto, isso é muito gratificante. Garanto que não vou fazer feio”, disse a chefe vencedora, Aline Lobo.

Para a diretora técnica do Sebrae, Isana Alencar, a realização do concurso é um momento muito importante para a gastronomia da Amazônia. “O pirarucu é um produto genuinamente amazônico e o Sebrae enxerga nele uma oportunidade de mercado tanto para quem cria, quanto para quem processa, pois trata-se de um produto diferenciado e saboroso que contempla diversas preparações. Esse projeto estimula e trabalha toda a produção do pirarucu em cativeiro e neste momento podemos divulgar a carne do pirarucu e como trabalhar os ingredientes na construção de belíssimos pratos”, afirma a diretora técnica do Sebrae, Isana Alencar.

O diretor de administração e finanças do Sebrae, Waldeir Ribeiro foi o encarregado de anunciar a grande vencedora e ressalta a dificuldade em escolher dentre três (3) pratos saborosos, o vencedor.  

“É uma satisfação muito grande promover e participar de um evento deste porte. Entregar esse prêmio e ver o sucesso da inciativa e da parceria com o Amapá Garden Shopping é gratificante. Realmente não foi fácil o papel dos nossos jurados ao escolherem o prato vitorioso, e os demais também são vencedores pelo belo trabalho que desenvolveram”, declara o diretor de administração e finanças do Sebrae, Waldeir Ribeiro.

Jurados

A mesa de jurados é composta pelos seguintes profissionais avaliadores: João Carlos Alvarenga – diretor superintendente do Sebrae no Amapá) e avaliador experiente em diversos festivais gastronômicos; Wagner Rodrigues – empresário do segmento de restaurante, proprietário do restaurante e piscicultura pesque e pague da fazendinha e produtor da espécie pirarucu; e Ediluci do Socorro Tostes – engenheira química, pós-doutorado em química dos alimentos, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

Autoridades

Estiveram presentes no festival Diretor superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, diretora técnica do Sebrae, Isana Alencar; diretor de administração e finanças do Sebrae, Waldeir Ribeiro, diretora do Serviço Social do Comercio (Sesc), Karina Alvarenga; diretora administrativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AP), Cibele Sena Iglesias; coordenador de Turismo, Hospitalidade e Lazer, Raimundo Afonso Pamphylio, representando o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); superintendente do Amapá Garden Shopping, Daiçon Maciel da Silva; Conselheiro do Sebrae no Amapá e o vice-presidente da Fecomécio, Ladislau Pedroso Monte, além de vários gerentes e técnicos do Sebrae.

Para a diretora administrativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AP), Cibele Sena Iglesias, o objetivo do evento é promover a seleção gastronômica do prato de pirarucu e divulgar o talento gastronômico existente no Amapá para o restante do país.

O evento Festival do Pirarucu ocorreu nesta quarta-feira, 14, às 18 horas, no espaço da Cozinha do Amapá Garden Shopping. A realização é do Sebrae, por meio dos projetos Projetos Alimentação Fora do Lar (Unidade de Atendimento Coletivo-Comércio e Serviço-UAC/Sebrae) e Estruturante Pirarucu da Amazônia (Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas-Unic/Sebrae), em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e Pesque Pague da Fazendinha e faz parte da programação nacional do projeto estruturante pirarucu da Amazônia II.

Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap

Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário