Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

terça-feira, 3 de novembro de 2015

51ª Expofeira. Pirarucu de 65 kg atrai visitantes no sítio do Rurap







A exposição do pirarucu é feita pelo Rurap em parceria com a Embrapa e apresenta aos agricultores e visitantes a ‘Aquaponia’

Um pirarucu que pesa 65 quilos e mede 1,5 metros chama a atenção dos visitantes da 51ª Expofeira do Amapá 2015. O peixe está exposto em um tanque no sítio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), instalado no Espaço Produção de Alimentos/Negócios Agropecuários. Crianças e adultos que passam pelo local ou perto do tanque não resistem e param para observar a movimentação do pirarucu.

O visitante José de Sena Cabral, foi uma das pessoas que estiveram no espaço. Ele conta que achou a ideia interessante. “Gostei muito de conhecer essa nova tecnologia e de ver esse pirarucu, que eu sempre consumo, mas que eu nunca havia visto”, disse o visitante José de Sena Cabral.

A exposição do peixe é feita pelo Rurap, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Amapá (Embrapa), apresenta aos agricultores e demais visitantes a Aquaponia – uma tecnologia criada pela Embrapa, que consiste no cultivo de hortaliças com a utilização de um tanque que atua com a função de irrigar e nutri-las. O objetivo é apresentar a novidade aos agricultores para que eles possam aderi-la em suas propriedades.

O extensionista Rural do Rurap, Daniel Santos, explica que na tecnologia, o fluxo da água é contínuo e oxigena o tanque. “A água que sai do tanque dos peixes é bombeada, e, com isso, a gente faz a nutrição das plantas com os dejetos deixados pelos peixes, que servem de adubos para essas plantas. Isso a gente chama de fertirrigação, que é a irrigação fertilizada com as fezes dos peixes”, explica o extensionista Rural do Rurap, Daniel Santos.

Segundo Santos, essa técnica é muito boa e oferece resultados. “Aqui na Expofeira, as plantas estão pequenas, mas a Embrapa possui um protótipo funcionando com a hortaliça chegando na colheita definitiva. Então essa tecnologia é muito eficaz para os agricultores”, finaliza o extensionista Rural do Rurap, Daniel Santos.

51ª Expofeira

A 51ª Expofeira do Amapá, é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.

Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.


Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário