Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Panificadores de Macapá e Santana buscam qualificação e melhora na produção do pão francês





Padarias e confeitarias podem aperfeiçoar a qualidade na produção do pão tipo Francês, reduzir perdas e desperdícios no processo e os profissionais conhecem técnicas referência no país

Caio Coutinho

Seminário Qualidade do Pão Tipo Francês e Curso de Formação de Vendedores de Panificação, acontecem na Sede do Sebrae em Macapá, no período de 28 de setembro a 1º de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O palestrante Emerson Amaral, consultor do Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC) com sede em Belo Horizonte, aborda temas sobre as diretrizes na norma da Associação Brasileira de Normas e Técnicas para o pão francês, aperfeiçoamento da qualidade do pão tipo francês e redução nas perdas e desperdícios no processo.

O Sebrae em convênio de cooperação técnica com o ITPC e Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) forma a parceria intitulada Tripartite, que busca contemplar empresas no setor, com consultorias como - A Qualidade do Pão Francês; realizar pesquisa do padrão de qualidade do pão tipo francês fabricado em Macapá e Santana.

Análise

Os registros da Associação de Panificadoras de Macapá e Santana (Aspams) e com o apoio da Casa do Sorveteiro, apontam 44 estabelecimentos analisados, onde anonimamente foram comprados pães franceses de cada um e levados a uma sigilosa avaliação na Sede do Sebrae em Macapá, realizada pelas consultoras do ITPC, levando em consideração aparência, crosta, miolo e sabor. O laudo será apresentado exclusivamente às padarias no seminário Qualidade do Pão Tipo Francês, nesta segunda-feira (28), às 19h.

“Hoje, os clientes procuram as padarias buscando muito mais que o pão tradicional. Eles querem conveniência e praticidade, querem produtos que possam pegar, pagar e já sair comendo. Além disso, a clientela procura produtos sustentáveis, orgânicos e ecologicamente corretos. E, para atender a essa demanda, o empresário precisa se adequar”, disse Emerson Amaral.

De acordo com a gestora do Projeto Panificação Profissional de Macapá e Santana do Sebrae no Amapá, Rosimar Monteiro, a venda do pão francês corresponde 23% de todo lucro bruto de uma padaria. “O pão tipo francês é, sem duvida, o principal gerador do fluxo de clientes, é o grande responsável pelas pessoas irem à padaria todos os dias, portanto nada mais justo que melhorar a qualidade deste produto, aceito nas mesas de toda classe social”, diz a gestora Rosimar Monteiro.

Qualificação

O seminário conta com a palestra de Emerson Amaral, vice-presidente do ITPC, voltada aos empresários do ramo da panificação e confeitaria, seguindo as diretrizes apresentadas na norma da Associação Brasileira de Normas e Técnicas para o pão francês (ABNT NBR 16170), as padarias e confeitarias podem aperfeiçoar a qualidade do pão tipo francês que produzem e ainda reduzir perdas e desperdícios no processo.

Palestrante Renomado

O Curso Formação de Vendedores de Panificação aos empresários e funcionários de panificadoras envolvidas na avaliação, conta com o renomado consultor de panificação, José Anchieta, responsável por ministrar o aprendizado ao público. O objetivo é usar a criatividade para gerar soluções inovadoras e que sejam desejáveis para as pessoas, viáveis tecnicamente e que tragam resultados para os empreendimentos, motivando e inspirando o pensamento inovador e empreendedor dentro das padarias, baseado em design thinking, gamaficação e ferramentas de gestão.

José de Anchieta é engenheiro de alimentos e escritor, consultor nacional, escreveu um livro sobre a criatividade como ferramenta de inovação na indústria de panificação e confeitaria, utiliza a Mango Business Innovation como ferramenta de trabalho, a abordagem ‘Fermento de Inovação’ e trabalha para transformar o mundo a partir da educação empreendedora.

Inscrição

A inscrição pode ser feita na sede do Sebrae em Macapá, com a gestora do Projeto Panificação Profissional de Macapá e Santana, Rosimar Monteiro (96) 99126-4226. O investimento é de R$ 20 reais.

Programação

Data: 28 de setembro – Segunda-Feira

Hora: 19h
Seminário A Qualidade do Pão Francês
Local: Sede do Sebrae em Macapá – Sala Porto Grande
Palestrante: Vice-presidente do ITPC – Emerson Amaral

Data: 29 de setembro a 1º de outubro – Terça a Quinta-Feira

Horário: 8h as 12h – 14h as 18h
Curso Formação de Vendedores de Panificação
Local: Sede do Sebrae em Macapá – Sala Porto Grande
Palestrante: José de Anchieta

Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap


Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário