Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

terça-feira, 25 de agosto de 2015

GEA e Sebrae lançam a 51ª Expofeira no Amapá nesta quarta (26)









O evento se transforma numa grande feira de negócios e destaca o desenvolvimento econômico no estado em dois eixos – Produção de Alimentos e Produção Florestal

Denyse Quintas / Simone Guimarães

A 51ª Expofeira do Amapá 2015 é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O lançamento oficial do evento está confirmado para esta quarta-feira, 26 de agosto, às 8h, no Parque de Exposições da Fazendinha. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil metros quadrados.

A expofeira ocorre no período de 30 de outubro a 8 de novembro. É um dos maiores eventos já organizados pelo Governo do Amapá e Sebrae, tendo o maior número de visitantes e de negócios realizados, atraindo empreendedores de todos os segmentos econômicos, turistas e visitantes.

Em 2015 a concepção da 51ª Expofeira é extinguir a visão de arraial e modificá-la para feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência – Produção de Alimentos e Produção Florestal.

A Produção de Alimentos vai dar visibilidade a agricultura comercial e familiar, pecuária, pesca, produto extrativo alimentar e as potencialidades do setor como os grãos, açaí, pecuária bubalina e bovina, piscicultura e mel.

A Produção Florestal apresenta as potencialidades da madeira e oleaginosas como andiroba, pracaxi, copaíba, castanha do Brasil e as oportunidades que o setor pode oferecer na industrialização de produtos como alimentos, cosméticos e farmacêuticos.

Vão ser criadas áreas para a demonstração de atividades no campo com foco nas oportunidades e potencialidades de negócios no setor agropecuário.  Um trabalho integrado dos setores econômicos e de pesquisa do estado onde estão envolvidos a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Rurap, Pescap, Diagro, Instituto de Florestas, Imap, Setec, Iepa e Embrapa. 

Na área da agricultura de produção comercial, uma plantação de grãos com o cultivo de soja e milho demonstra as técnicas de produção. No espaço voltado para a agricultura familiar será criado um mini sítio com o cultivo de espécies como mandioca, feijão, milho, melancia, açaí, banana e hortaliças.  Também vai ser demonstrada a criação de pequenos animais como suínos e aves, e a produção de abelhas sem ferrão. Na área da piscicultura, espécies de peixes criados em cativeiro vão estar em exposição.  Num espaço intitulado de Biofábrica estarão expostas mudas de árvores frutíferas resistentes a doenças e pragas. 

No ambiente que vai ser chamado de Balde Cheio, vai ser desenvolvido um projeto de produção de leite.  Será criada uma unidade demonstrativa da Metodologia Balde Cheio, onde se apresenta o processo de irrigação, criação da pastagem e no máximo dois animais para a rotação da pastagem.  O projeto é do Sebrae e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado.

A nova estrutura da 51ª Expofeira apresenta uma área que será chamada de Pavilhões de Negócios. O espaço vai ser usado para a exposição de outros eixos econômicos - Mineral, Logística e Indústria, e Turismo.   A expofeira apresenta o Espaço do Negociador voltado para rodada de negócios.

O Espaço do Setor Industrial vai valorizar os produtos que podem ser utilizados como base para a agroindústria – destaque para o açaí, pesca/piscicultura, grãos, mandiocas e derivados, a madeira.  

No Espaço das Oportunidades vão ser apresentados protótipos, processos, tecnologias, produtos e soluções inovadoras que ampliem e melhorem a produção dos setores da Indústria, Mineração e Logística.  Empresas estabelecidas no mercado vão demonstrar o funcionamento e a produção onde vão ser instaladas uma fábrica de laticínios, de beneficiamento de pescado e outra de açaí.

No Espaço das Potencialidades vão ser apresentados produtos e serviços com fins de agregar, atrair e ampliar a capacidade produtiva e as possibilidades de geração de negócios. Também serão apresentadas as possibilidades ainda não exploradas no estado como a produção de rochas ornamentais.

O Espaço de Produção Florestal vai apresentar a cadeia produtiva da madeira com uso de equipamentos modernos, usados no processo de beneficiamento da matéria-prima. Agregado ao espaço estarão as áreas de construção naval e construção civil.

O Espaço do Conhecimento é voltado para treinamento, palestras, seminários e minicursos. A estrutura vai ser contemplada com uma sala para 100 lugares e outras duas para 50 lugares cada. Uma cozinha industrial também vai ser implantada no espaço.

Gastronomia, shows e estacionamento

O parque vai contar com diversos palcos. A arena principal vai ser destinada aos shows nacionais e rodeios. Outros palcos distribuídos pelo parque vão ser utilizados para apresentações de artistas locais.  Vários espaços são destinados à gastronomia.

Na área de empreendedores serão criadas a Feira Popular para a venda de artesanato, o Shopping Popular e o Açaísodromo.  Os espaços contemplam 500 empreendedores individuais que devem passar por processo de seleção que será divulgado em edital com regras para a participação no certame. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE) vai ficar responsável pelo processo.

A feira vai contar com estacionamento com capacidade para abrigar 20 mil veículos por dia. As empresas interessadas em explorar o serviço vão ter que participar de licitação.

Mudanças

O Parque de Exposições da Fazendinha vai passar por grandes modificações. Serão removidos 11 estandes que ficam na parte de trás do parque para a construção do Espaço da Agricultura Familiar e Comercial. Os estábulos que ficam na entrada da feira e que ocupam 3.600 metros quadrados (120x30) serão substituídos por espaços de negócios.

As telhas, madeira, estruturas metálicas, portas e janelas retiradas serão reaproveitadas nas obras do parque para a realização da 51ª Expofeira. Outros materiais serão aproveitados nas obras do Centro de Treinamento do Rurap, o CD Rural, para a montagem de abrigos para a criação de animais.


Serviço
Assessoria de Imprensa
51ª Expofeira do Amapá
GEA – Ariele Martins (96) 99155-7974 e Simone Guimarães (96) 99153-8136
Sebrae – Denyse Quintas (96) 99115-7471
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário