Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Cultura de grãos no Amapá é tema em debate no Sebrae

Seminário sobre economia do agronegócio discute o processo de expansão da fronteira agrícola, a agricultura baseada em grãos, de alta intensidade e elevada produtividade que se instala no estado
Denyse Quintas

Com o tema 'A cultura de grãos no Estado do Amapá', o Sebrae em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), realiza na próxima segunda-feira (15), das 13h30 às 21h, no Auditório Santana, o Seminário A Economia do Agronegócio no Estado do Amapá. O evento reúne produtores rurais, representantes das entidades afins, empresários, pesquisadores, estudantes, gestores de instituições governamentais e interessados em geral. A programação conta com 100 participantes.

Segundo a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae, Larissa Queiroz, o seminário é uma forma de posicionar o Sebrae quanto ao levantamento de dados reais no agronegócio. "O debate aborda aspectos históricos da economia de grãos no Amapá, analisa a estrutura institucional de apoio ao agronegócio e o contexto fundiário que compreende o estado", disse a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae, Larissa Queiroz.

A doutora em economia da Unifap, Cláudia Chelala, uma das idealizadoras do evento, diz que atualmente há 18 produtores de grãos trabalhando com soja no Amapá e que a expansão do agronegócio no Brasil, registrada na década de 90, responsável pela consolidação de um importante setor da economia, por contribuir significativamente com o desempenho da balança comercial, “o Amapá vem sendo considerado como uma das novas fronteiras agrícolas do país, uma vez que o processo de utilização de áreas agricultáveis no interior da Amazônia, atingiu recentemente o estado”, afirma.

O seminário conta a presença do coordenador da Carteira de Sementes, Grãos e Mudas  Unidade de Agronegócio do Sebrae Nacional (Uagro/Sebrae/NA), Demian Condê, para discutir e analisar o panorama da economia de agronegócio no Amapá.

Programação

Data: 15 de junho
Local: Sede do Sebrae em Macapá – Auditório Santana
Hora: 13h30 – Credenciamento
Hora: 14h30 - Abertura
Hora: 15h – A pesquisa econômica sobre a cultura de grãos no Amapá – Cláudia Chelala
Hora: 15h30 – O momento da produção de grãos no Amapá. EMBRAPA – Antonio Claudio
Hora: 16h30 – O Amapá como nova fronteira de produção de grãos - APROSOJA
Hora: 17h30 – A questão fundiária no cerrado amapaense: desafios e perspectivas – GEA

Intervalo e Coffee Break

Hora: 19h – Empreendedorismo Agrícola – Uagro Sebrae Nacional (Sebrae/NA), Demian Condê
Hora: 20h – O escoamento dos grãos do Centro-Oeste pelo Porto de Santana. Porto Organizado de Santana - Eider Pena
Hora: 21h – O sistema de produção de soja no Estado de Mato Grosso: passado, presente e futuro – Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (IMEA).


Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário