Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Extrativistas se capacitam no Escritório Regional do Sebrae no Jari








Empreendedores do segmento da castanha do Brasil, no município de Laranjal do Jari, região sul do Amapá, treinam para higiene e manipulação de alimentos com o objetivo na produção de alimento seguro
Denyse Quintas

Integrantes da Associação das Mulheres Quebradeiras de Castanhas do Brasil em Laranjal do Jari, participam do Curso Higiene e Manipulação de Alimentos, no escritório Regional do Sebrae no município. Em parceria com Cooperativa Extrativista de Castanha do Brasil (Comaja), a capacitação reúne 66 mulheres da floresta.

Segundo a gestora do Projeto Desenvolvimento da Indústria do Sebrae em Santana, Vera Matos, o objetivo é capacitar empreendedores do segmento da castanha do Brasil, visando a produção de alimento seguros. “Apresentamos aos participantes valores e atitudes indispensáveis as boas práticas, para que assim apresentem ao cliente final, um produto de qualidade e com segurança alimentar e desta forma tornando-se mais competitivo no mercado”, disse a gestora de projetos do Sebrae, Vera Matos.

Entre os temas, foram abordados os Perigos em Alimentos; Afatoxina na Castanha do Brasil; Aspecto da Legislação e Boas Práticas de Fabricação; Conceito e Procedimentos Padrões de Higiene Operacional e Requisitos Complementares das Boas Práticas de Fabricação e Importância Nutricional e Comercial da Castanha do Brasil.

Comaja

Indústria da floresta Amazônica, na região sul do Amapá que produz o óleo comestível de castanha, um produto em condições de concorrer com o azeite de oliva no mercado mundial. Os produtores do município de Laranjal do Jari estão reunidos na Cooperativa Mista Extrativista Vegetal dos Castanheiros de Laranjal (Comaja) e adaptaram a antiga tradição de coleta de ouriços de castanha a necessidades de escala industrial.

A fábrica começou a operar em abril de 2002, produzia inicialmente 500 quilos, mas pode chegar a duas toneladas diárias. O produto rotulado de 'Óleo Virgem de Castanha do Brasil', obteve registro no Ministério da Agricultura, providência a cargo da Organização das Cooperativas do Amapá e da Vigilância Sanitária do Estado. O município tem 44.777 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2014). Cresceu com características de favela, após a chegada de trabalhadores atraídos pelo Projeto Jari, voltado à produção de celulose.

A iniciativa não vingou e os moradores locais encontraram nova oportunidade na atividade castanheira ecológica. O primeiro passo foi propiciado pelo governo estadual, que investiu R$ 850 mil na construção da fábrica e na compra de maquinário. Ao Sebrae coube a orientação para a estrutura da entidade que os reúne, que por sua vez serve de exemplo.

Informações:
Indústria de Castanha Comaja
Avenida Tancredo Neves, 2935 – Laranjal do Jari/AP
(96) 621-1197

A capacitação ocorreu no período de 23 a 27 de março, em três (3) turmas, nos turnos manhã, tarde e noite.


Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Compartilhar:

2 Comments:

  1. MÁQUINA DE DESCASCAR CASTANHA DO BRASIL/PARÁ
    BAIXO CUSTO E ÓTIMO RENDIMENTO
    Entrega para todo Brasil. Temos também demais equipamentos do processo.
    Contato: (45) 3065-1500 / (45) 99994-1335 _TIM - Whats / (45) 99125-7843 _VIVO
    e-mail: marciomedeiros@unnimaquinas.ind.br
    https://www.youtube.com/watch?v=uY5qIr8D_Do
    www.unnimaquinas.ind.br

    ResponderExcluir
  2. Olá... Saudaçõẽs!!! Tem como fornecer detalhes como fotos, valores e modo de pagamento?
    Aguardo retorno. Grato.

    ResponderExcluir