Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Baldes de margarina são transformados em filtros ecológicos


Adolescentes do Programa Miniempresa da Junior Achievement, criaram a Aqualfilter S.A/E e desenvolveram, a partir de baldes de margarina, um produto inovador, intitulado ‘Filtro Ecológico’, produzidos artesanalmente para tratar a água

Denyse Quintas

O resultado do trabalho da Empresa Aquafilter, que está concorrendo nacionalmente ao prêmio de melhor experiência de empreendedorismo apoiado pelo Sebrae em 2014,  pode ser conhecido e os produtos adquiridos por toda a sociedade durante a Feira do Programa Miniempresas, que acontece neste sábado, 25 de outubro, das 10h às 22h, no espaço de exposições do Shopping Villa Nova.

Em 2012, o estado do Amapá foi escolhido como a 3ª melhor experiência de empreendedorismo estudantil no Brasil, levando como produto para concorrer em Brasília, a experiência das lixeiras ecológicas.

Pensando na saúde do planeta e na condição de vida da população com menor situação financeira e sem acesso a água de qualidade, alunos da Escola Estadual Tiradentes, participantes do Programa Miniempresa da Junior Achievement, criaram a Aqualfilter S.A/E e desenvolveram a partir de baldes de margarina em desuso, um produto inovador  e de baixo custo, intitulado ‘Filtro Ecológico’,  produzidos artesanalmente para tratar um dos bens naturais mais precioso e de valor inestimável à vida, a água.

Segundo a presidente da Miniempresa Aqualfilter, Carla Taís, a ideia é aparentemente simples, mas eficaz e inovadora que pode mudar a vida de milhares de pessoas que ainda sofrem com a falta de água potável. “Nosso produto, o Filtro Ecológico, foi desenvolvido para ajudar a facilitar o acesso à água potável, num momento em que mais de 800 milhões de pessoas no mundo inteiro não têm acesso a ela”, disse a presidente Carla Taís, informando que na Região Amazônica, esse fato é muito presente, em razão da localização de muitas comunidades serem distantes da zona urbana, onde muitas delas, às vezes se encontram desassistidas pelas companhias fornecedoras de água tratada.


A diretora de produção da Aqualfilter, Amanda Patrício, fala da realidade de região, e diz que os filtros ecológicos é alternativa viável em razão do baixo custo e uma solução para a saúde do planeta, por serem produzidos a partir da reutilização de recipientes plásticos, que quando não é dada uma destinação correta a eles, agridem e poluem o meio ambiente. “Daí a importância da iniciativa da Miniempresa Aqualfilter, de desenvolver filtro de água com visual criativo e inovador, ecológico, seguro e que ajuda a proteger à vida do nosso planeta e acessível a todos os bolsos”, declara a diretora de produção da Aqualfilter, Amanda Patrício.

O produto tem um apelo muito forte de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, requisitos atendidos pelas modernas empresas no mercado. Se acredita que a ideia está alinhada à visão empreendedora, mas para que ela se concretize e atenda as necessidades dos clientes/compradores, se buscará parcerias com os empresários da indústria da panificação amapaense.

“Os empresários da panificação são os grandes consumidores de alimentos acondicionados em baldes e vamos mapear alguns pontos críticos na cidade aonde esses recipientes são lançados sem nenhum critério ou cuidado com o meio ambiente, a fim de fazer uma faxina ambiental nos locais que são lançados, recolhê-los, limpá-los e higienizá-los para poder transformá-los em filtros de água ecológicos”, informa a diretora de Marketing da Aqualfilter, Anny Gabrielle Cavalcante.

Voluntários

Para o advogado e voluntário do Programa Junior Achievement no Amapá, Aroldo Brasil, o trabalho é de fato louvável não porque inicia a juventude no maior programa de empreendedorismo estudantil, como pela natureza da atividade que dá uma utilidade a esses materiais que seriam descartados como lixo.

“Muitas vezes os baldes de manteiga são jogados na natureza, nos nossos rios e lagos, em vias públicas, e a iniciativa demonstra a consciência ambiental desses jovens alunos, o que nos dá a certeza que continuaremos sendo o Estado mais preservado do país, como é o Amapá até hoje, com 98% de nossas florestas preservadas”, relata o advogado e voluntário do Programa Junior Achievement no Amapá, Aroldo Brasil.

Em tempos atuais onde a juventude tem acesso ilimitado às redes sociais, jogos on line, internet, dentre outras atividades atrativas aos seus olhos, agregar um grupo de alunos da Rede Pública, na faixa etária entre 15 e 17 anos, para uma atividade um pouco menos atrativa é digna de louvor. “Esse é o trabalho da Junior Archievement que, por meio, do Programa Miniempresa leva o empreendedorismo aos jovens”, disse a proprietária da Panificadora Nossa Senhora de Fátima e parceira da Junior Achievement no Amapá e da Aqualfilter, Alice Caxias.

Para a colaboradora do Sebrae e voluntária, Nelma Pires, o trabalho voluntário dá orgulho e um dos pontos mais relevantes nessa atividade é ver a preocupação dos alunos com a população do estado, uma vez que o produto a ser fabricado – filtros de água – ajuda com que os clientes possam ter mais saúde, uma vez que leva o mesmo a consumir uma água mais bem tratada e pura, fazendo com que se previna à incidência de doenças provenientes da água de má qualidade, como por exemplo, a hepatite A, diarreia e cólera.

A equipe de voluntários que atuam na Aqualfilter durante as 15 jornadas do Programa Miniempresa é formada pelos técnicos do Sebrae, Nelma Pires e Cécil Cordeiro, pelo assessor jurídico da Secretaria Estadual do Desporto e Lazer no Amapá, (Sedel), Aroldo Brasil e pela superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio), Mônica Moreira, que juntos, durante as segundas-feiras, no turno da noite, se dedicam a estar como adviser na miniempresa, orientando e dando apoio nessa experiência de empreendedorismo juvenil e estudantil no Amapá.


Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Compartilhar:

1 Comments: