Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Embrapa Amapá realiza oficinas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia




Oficinas voltadas para a reutilização de resíduos orgânicos, palestras sobre plantio de cupuaçuzeiro e alternativas de uso da mandioca estão entre as técnicas a serem apresentadas pela Embrapa durante a Semana de Ciência e Tecnologia 2014 (SNCT), evento a ser realizado pelo Sebrae nos municípios de Macapá e Porto Grande, no período de 13 a 18 de outubro deste ano.

De acordo com a coordenadora do evento e técnica do Sebrae, Gisele de Paula, o objetivo principal é disseminar conhecimento científico e tecnologias que contribuam para o desenvolvimento social.

O público alvo é formado de estudantes, produtores rurais, técnicos extensionistas e empreendedores. Na programação da SNCT 2014 constam ações como palestras, oficinas, Showroom de equipamentos e máquinas e feira de exposição de produtos rurais. A abertura oficial em Macapá acontecerá às 19 horas do dia 13 de outubro, no Auditório Santana, na sede do Sebrae Amapá, e em seguida o professor Dalberto Adulis, do Instituto Akatu, vai proferir a palestra magna sobre desenvolvimento sustentável e social.


No município de Porto Grande a abertura será no dia 16 de outubro, as 08h00, no Centro Comunitário da Secretaria de Ação Social.  O evento contará com palestras e oficinas de pesquisadores da Embrapa. Uma das palestras será apresentada pelo pesquisador Joselito Motta, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, Bahia), tendo como tema as alternativas do uso da mandioca para agricultores de base familiar. Trata-se de um dos maiores especialistas no assunto, no Brasil.

O pesquisador Wardsson Borges, da Embrapa Amapá, conduzirá uma oficina de compostagem de resíduos orgânicos no dia 14 de outubro na Escola Estadual Ester Virgulino, localizada na Avenida Aurino Borges de Oliveira, bairro São Lázaro, em Macapá.  “Durante a oficina vamos trabalhar a reutilização de resíduos orgânicos para a merenda escolar, envolvendo os professores e pais de alunos”, acrescenta Wardsson Borges. Na oficina, será demostrada a técnica de compostagem orgânica utilizando caroços de açaí, bagaço de cana e esterco, transformando-os em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura. 

Também será montada uma composteira doméstica, que é uma maneira de acumular o resíduo gerado em casa, para ser usado como adubo. A compostagem doméstica gera impacto positivo ao meio ambiente e fertilizantes nutritivos para serem usados em hortas, vasos e jardins.

Dia 17 de outubro, em Porto Grande, o pesquisador Wardsson Borges fará oficina sobre compostagem e adubo sustentável e demonstração da construção de um minhocário, onde o pesquisador vai explicar o processo de vermecompostagem que é o tratamento dos resíduos utilizando minhocas e os diferentes tipos de estruturas que podem ser utilizadas para se cultivar as minhocas que pode ser caixa d'água, caixa de madeira ou outro material. 

“Levaremos um minhocário de madeira e um de pneu demostrando que pode ser construído com materiais acessíveis. O minhocário é uma forma de trabalhar melhor os resíduos orgânicos, tornando-os mais benéficos para a adubação de plantas e hortas”, excplica Wardsson Borges.

Ainda como parte da participação da Embrapa no evento coordenado pelo Sebrae, o pesquisador da Embrapa Amapá, Raimundo Pinheiro, apresentará palestra no dia 16 de outubro, em Porto Grande, sobre o cultivo de cupuaçu na qual abordará os aspectos da produção de sementes, as técnicas de plantio e  do aproveitamento do fruto. 'Levaremos sementes ou mudas resistentes à doença 'Vassoura-de-Bruxa' que é a doença que mais ataca os cupuaçuzeiros no Amapá'', acrescenta o pesquisador. Atualmente a Embrapa Amapá avalia o desenvolvimento dos clones de cupuaçuzeiros de matrizes selecionadas.

A clonagem é uma técnica que permite manter a resistência das plantas. Os clones desenvolvidos pela Embrapa garantem uma plantação com elevada produtividade, apresentando maior número de frutos por planta e maior rendimento de polpa. Os clones avaliados no Campo Experimental da Embrapa Amapá, no Distrito de Fazendinha, são as cultivares Coari, Codajás, Manacapuru e Belém, todas indicadas para cultivo e resistentes à 'Vassoura-de-Bruxa'.

Os experimentos da Embrapa com cupuaçu estão localizados no Campo Experimental de Mazagão e também há um jardim de clones no Campo Experimental de Fazendinha. As pesquisas estão em fase de transferência de tecnologia. De acordo com Raimundo Pinheiro, os produtores que cultivam cupuaçu no Amapá se concentram em comunidade de abrangência do rio Matapi e do município de Serra do Navio.

Inscrições

As inscrições e participação na SNCT 2014 são gratuitas. Mais informações pelo site www.ap.sebrae.com.br ou 0800 570 0800.

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário