Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Empresários amapaenses e capixabas se reúnem para desenvolver negócios da panificação


Entre os objetivos está em conhecer estratégias exitosas de central de produtos congelados das empresas da panificação no Espírito Santo e a atuação do Sebrae como o principal agente mobilizador no desenvolvimento e crescimento do setor

Denyse Quintas
 
Empresário do setor de panificação realizam visitas e encontros para troca de experiências com empresários e representantes de entidades do setor capixaba, entre eles, sindicatos, associações e cooperativas, nas cidades de Vitória, Serra e Vila Velha. Na ocasião, os empresários amapaenses conhecem estratégias exitosas de central de produtos congelados, a rede de governança estabelecida para o sucesso das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de panificação no Espírito Santo e a atuação do Sebrae.

Segundo a gestora do Projeto Panificação Profissional no Amapá, Nelma Pires, em cumprimento à agenda de trabalho, o primeiro dia da visita destinado à reunião técnica com os dirigentes do Sebrae/ES e equipe juntamente com os empresários do Amapá, objetiva  alinhar informações sobre o setor de panificação capixaba.

O diretor-superintendente do Sebrae no Espírito Santo, José Eugênio Vieira, destaca as ações que são implementadas para valorizar as empresas que estão se destacando no Projeto de Panificação no estado e da importância das parcerias institucionais para o êxito das ações.

O gerente da Unidade de Atendimento a Indústria do Sebrae Espírito Santo, Eduardo Simões, apresenta os projetos da carteira da indústria e as estratégias adotadas para ampliar o número de empresas atendidas, e o Índice de Competitividade das MPEs Capixabas do setor da indústria, “é um documento elaborado a partir dos critérios da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), relacionados à Excelência em Gestão, para subsidiar a tomada de decisão no que se refere a  criação de produtos e soluções para os pequenos empreendimentos, para que esses possam gerir seus negócios corretamente, aumentando suas chances de sucesso no mercado e o fortalecimento e crescimento da indústria capixaba”, disse.

Encontros

No encontro entre lideranças da panificação capixaba e amapaense, representantes legítimos das entidades do setor – Sindipães, Aipães, Aspams e Sindipanc, as quais se considera o momento mais significativos em razão da troca de experiência sobre os diversos temas relacionados à atuação sindical, trabalho cooperado, acordo coletivo de trabalho da categoria, parcerias, e outros.

Central de Negócios

O grupo de empresários amapaense e lideranças sindicais realizam encontro na Central de Negócios – Centralpan que funciona desde 1997 e atualmente, mais de 400 panificadores são beneficiados com os produtos oferecidos ao segmento com qualidade, preços competitivos e com vantagens adicionais, como a compra de matéria-prima fracionada em quilos ou até em gramas, objetivando dessa forma atender todo perfil de negócio do setor.

Visita Técnica

A Panificadora Ledut, proporciona oportunidade aos empresários amapaenses de conhecer a estrutura e funcionamento de loja, o modelo de negócio, os seus processos produtivos e a parceria estabelecida com o Sebrae/ES.

Grupo Monza

O empresário Domingos Erthal, que comanda a Central de Produção Monza, fala da história empresarial enfatizando como foi criado o Grupo de Empresas MONZA, como se dá o processo de distribuição da central para os sete pontos de vendas da rede de padarias Monza no Espírito Santo, a organização societária e tributária e a forma de organização de sua equipe.

A história da empresa começou em 1983, com a compra da primeira loja, a Padaria e Lanchonete Santa Maria. Em 1992, foi a vez da Panificadora e Rotisseria Monza, adquirida e consolidada como Padaria Monza. “Do surgimento das padarias até a realização da central de produção sempre houve a busca pelo investimento em melhorias. Atualmente, 100% da produção estão centralizadas em salgados, pães e confeitaria, destacando a vantagem da padronização dos produtos que está na economia da produção”, declara o empresário Domingos Erthal.

Padaria Tutti Panne

Para conhecer o modelo de negócio da Padaria Tutti Panne, o grupo de empresários do Amapá observa a respeito do processo de criação e sustentabilidade de uma Central de Produção, “uma vez que é significativo que todos os envolvidos e interessados sejam orientados quanto aos caminhos a seguir para implementá-la de forma efetiva e rentável, já que esta se apresenta como uma tendência exitosa para muitos empresários das MPEs de panificação no Amapá”, observa o presidente da Associação dos Panificadores de Macapá e Santana (Aspams), Joaquim Neto.

De acordo com o empresário da Panificadora Pimentel, Lucivaldo Portela, com base na experiência apresentada pelo Sindipães e Aipães, no que se refere à atuação da governança do setor, “ficou evidente, que para haver resultados e avanços para o nosso segmento de panificação, é necessário que cada parceiro tenha seu papel e responsabilidades bem definido e que a essência da cooperação e do trabalho conjunto é a mola propulsora para a sustentabilidade de qualquer segmento econômico”, explica.

A gestora do Projeto de Panificação Profissional, Nelma Pires, relata que a visita técnica ao estado do Espírito Santo para conhecer a experiência exitosa do Sebrae/ES, Central de Congelamento MONZA e modelos de negócios de panificação, foi altamente produtiva e promissora, considerando o grande aprendizado proporcionado pelos diversos momentos vivenciados durante a missão técnica que muito contribuirão para o fortalecimento das MPEs de panificação amapaense, e para subsidiar a revisão do Projeto Panificação do Sebrae no Amapá e atualizar o modelo de gestão das panificadoras frente aos atuais desafios impostos ao setor.


Participaram da missão técnica: membros da Aspams, Sindopanc/AP, Panificadora Pão da Vida, Panificadora Pimentel, Panificadora e Confeitaria Christiane, Panificadora Nossa Senhora de Nazaré 2, Panificadora Nossa Senhora de Fátima, as empresas Casa do Sorveteiro e Loja do Sorveteiro e Confeiteiro.
Depoimento da empresária Alice Caxias via mídias sociais.

As visitas e encontros técnicos ao estado do Espírito Santo, ocorreram no período de 22 a 25 de abril.  


Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap

Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário