Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Encontro nacional discute mandiocultura no Amapá

O encontro reúne especialistas em agronegócios com o objetivo de estabelecer os principais desafios do segmento, apresentar os cenários nacional e local, estratégias e pontos de melhorias da cadeia produtiva da mandioca


Deize Pinheiro

Macapá sedia o Encontro Nacional da Carteira da Mandiocultura do Sistema Sebrae. O evento acontece na sede do Sebrae, no período de 23 a 25 de abril, na sala de reuniões do Conselho Deliberativo Estadual.

O encontro conta com as presenças da gerente adjunta da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae Nacional (Uagro/NA), Fátima Lamar, coordenadores nacionais das carteiras de Mandiocultura e Horticultura, Rafael Hermogenes e Valéria Jurema, e a participação de 20 gestores do Sebrae que trabalham o segmento em outros estados do Brasil.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga, o evento é importante para discutir a melhoria no conhecimento tecnológico e promover o desenvolvimento com sustentabilidade.  “Por meio do fortalecimento do mercado local, estratégias de capacitação e assessoria técnica nas atividades de campo relativas a ajuste e validação de tecnologias se terá o incremento da produtividade da mandioca e atenderemos às demandas agroindustriais e se terá a melhoria na qualidade de vida”, disse o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, João Carlos Alvarenga.

Para o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo de Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá, Alexsandro Cascaes, o evento tem o objetivo de discutir os principais desafios do setor em 2014. “O cultivo da mandioca é de grande relevância econômica. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais, com produção 23 milhões de toneladas de raízes frescas de mandioca”, declara o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo de Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá, Alexsandro Cascaes.

Cultivo

A mandioca é elemento para produção de alimentos como a farinha, fécula e beiju; além do uso na alimentação como matéria-prima em produtos industriais, de alimentos embutidos, embalagens, colas, mineração, têxtil e farmacêutica.

A farinha de mesa é o principal produto obtido das raízes da mandioca no Amapá e um dos estados mais consumidores de farinha de mandioca do Brasil, porém a maior parte do mercado local é abastecido com a mandioca cultivada no Paraná.

Visita a Porto Grande

No próximo dia 25, os participantes do Encontro Nacional da Carteira da Mandiocultura do Sistema Sebrae, realizam visita técnica numa propriedade rural cultivadora de mandioca, atendida pelo Projeto Setorial Agronegócios, no município de Porto Grande.


Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário