Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Curso de manejo genético e reprodutivo do pirarucu




Como parte da programação, pesquisadores da Embrapa e técnicos do Sebrae vão orientar produtores e técnicos de extensão no uso de identificação eletrônica de pirarucus.


Na próxima quarta-feira, 16/4, acontecerá no Pesque & Pague da Fazendinha o “Curso de Manejo Genético e Reprodutivo do Pirarucu”, no horário das 8h30 às 17h30.


 Para fazer a identificação eletrônica dos pirarucus, vai ser feita a instalação de chipes em vários casais da espécie, no horário das 11h às 11h30. Cada chip mede pouco mais de um centímetro e será inserido (usando seringa e agulha) debaixo das escamas do peixe reprodutor. O equipamento possui um número de identificação, semelhante a um registro geral, que é cadastrado e recebe dados de espécie, origem do animal, sexo, e em qual tanque o peixe está na piscicultura. Para realizar a identificação do chip, é utilizado um aparelho sensor.

O público-alvo do curso são produtores de alevinos, técnicos da Unidade de Observação instalada em Fazendinha, técnicos extensionistas, equipe do Sebrae e equipe local do Ministério da Pesca e Aquicultura, da Pescap, do IMAP e do Rurap.

O curso “Manejo genético e reprodutivo do pirarucu” é uma parceria entre Embrapa e Sebrae, e faz parte do Projeto Pirarucu da Amazônia.

Ao final do curso, os participantes estarão aptos a utilizar equipamentos para o manejo genético e reprodutivo do pirarucu, utilizar os principais aspectos da genética que afetam a qualidade dos pirarucus reprodutores, conhecer o kit de 'sexagem' validado até o momento, fazer identificação eletrônica dos reprodutores, coletar amostras de nadadeiras para análise de DNA e conhecer a importância do manejo sanitário de pirarucu.


Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário