Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sábado, 19 de outubro de 2013

Inovação, Segurança e Competitividade. Temas marcam a abertura da Feira do Empreendedor 2013

Apresentações da cultura local marcou a abertura da Feira do Empreendedor no Amapá
Fernanda Picanço

A abertura oficial da Feira do Empreendedor nesta quarta-feira (16), aconteceu na Sede do Sebrae em Macapá, no Auditório Macapá apresentando o conceito Inovação, Segurança e Competitividade. O público visitante prestigiou a solenidade e se emocionou com a apresentação cultural do Grupo de Marabaixo Raimundo Ladislau, e apresentação das cantoras amapaenses Silmara Lobato e Brenda Melo, que na ocasião, interpretaram o hino nacional brasileiro, canção do Amapá e a música Jeito Tucujú, atrações que marcaram a cerimônia de abertura oficial da Feira do Empreendedor 2013.

A Feira acontece de 16 a 19 de outubro, na Área de Exposições do Sebrae em Macapá. O evento é uma realização do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e conta com o patrocínio da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Banco do Brasil, CAIXA, Governo Federal e apoio da Prefeitura de Municipal de Macapá (PMM).

Como forma de inclusão social e atendendo aos visitantes com deficiência auditiva, durante a solenidade de abertura da Feira do Empreendedor, quatro (4) tradutores em Libras (Língua Brasileira de Sinais) trabalharam no evento.

Em pronunciamento o governador do Estado do Amapá, Camilo Capiberibe, afirmou que o Sebrae cumpre o papel  muito importante, no desenvolvimento da economia do Brasil e do Amapá. “Em minha última viagem que fiz ao Panamá, pude perceber a importância do Sebrae, tive uma reunião com a ministra do Trabalho do Empreendedorismo, e ela tinha como uma importante referência o trabalho desenvolvido no Brasil com às Micro e Pequenas Empresas, por meio do Sebrae. A gente percebe a importância de termos um órgão como o Sebrae que é inteiramente dedicado, não apenas ao empreendedorismo, mais ao micro e pequeno empresário, que é o maior empregador nesse pais, ou seja tudo o que se constrói aqui dentro, é disponibilizado aos nossos empreendedores, faz com que o nosso Brasil e estado possam se desenvolver ainda melhor”, disse o governador Camilo Capiberibe em discurso.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Alfeu Dantas Junior, relembra que em 2011, a cerimônia de abertura da Feira do Empreendedor foi realizada num auditório de 200 lugares, nesta edição o Sebrae realiza a abertura no auditório de 600 lugares. “O Sebrae vem crescendo, não só na estrutura física, mais em volume da feira, e isso é muito gratificante, pois se fizermos uma retrospectiva, veremos como nossa instituição cresceu de 2002 para cá. Em 2006 ganhamos a nova sede, em 2010 inauguramos a área externa toda coberta e agora em 2013 o Centro de Educação Empreendedora, com mais um novo auditório, 8 salas que vão proporcionar um espaço de conhecimento aos nossos empreendedores. Tivemos no mês passado o encontro aqui no Amapá de todos os diretores do Sebrae do Brasil, e o que ouvimos foi motivo de muita satisfação para todos os dirigentes desta casa, e hoje entregamos a Feira do Empreendedor com grandes oportunidades de negócios, inovação e competitividade para todos os empreendedores que querem crescer e expandir o seu empreendimento”, ressalta o presidente do CDE, Alfeu Dantas Junior.

O diretor-superintendente do Sebrae, João Carlos Alvarenga, declara chega a 5ª edição da  Feira do Empreendedor, relembrando que o evento é realizado no Amapá desde 2005, sendo duas edições na Expofeira e as três últimas no Sebrae. “Não fazemos esse evento, só para dizer que é bonito, mais sim para mostrar sua importância para quem deseja abrir um negócio ou adquirir mais conhecimento para crescer profissionalmente, queremos sim  orientar e levar informações aos nossos visitantes. O planejamento da Feira do Empreendedor 2013 iniciou logo após a feira de 2011, realizamos pesquisas com parceiros, expositores, empreendedores, instituições, visitantes que tiveram conosco na edição passada e a partir dessas pesquisas verificamos quais eram as necessidades do que eles queriam nessa edição e o que era importante no estado, dai fomos identificando e após toda essas pesquisas realizamos um seminário estratégico de uma semana toda com a equipe do Sebrae, preparando a Feira do Empreendedor 2013, baseando-se nas pesquisas realizadas e que hoje são destaques na Feira como construção, panificação, beleza, gastronomia, franquias, expositores entre outros serviços que estão sendo oferecido no evento”, explica o diretor-superintendente do Sebrae João Carlos Alvarenga.

A deputada federal (PT/AP) Dalva Figueiredo, disse ser uma grande admiradora do trabalho do Sebrae, equipe motivadora, que capacita, orienta e que acredita nos sonhos das pessoas. “As vezes a pessoa tem uma ideia, capital, porém não tem conhecimento, e o Sebrae apresenta técnicas para organizar e executar esse sonho, e por ser admiradora desse trabalho é que destinei R$300 mil reais para a realização deste evento. É importante ressaltar também que em 2002 como governadora, sancionei como um Projeto de Lei a transferência do prédio onde funciona o Sebrae, para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)  e que em seguida foi transferido para esta instituição comprar, e esse comprometimento com o Sebrae não acaba, pois estou destinando recurso de R$500 mil reais para a construção da Sede do Sebrae no Município de Oiapoque”, afirma a deputada federal (PT/AP) Dalva Figueiredo.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, parabenizou o Sebrae pela valorização da cultura empreendedora, destacando o marabaixo e os cantores amapaenses que se apresentaram no evento. “Eu defendo que Macapá é uma cidade empreendedora e a prova é uma feira destinada ao empreendedorismo, e isso só mostra que estamos em um ambiente propício para bons negócios e valorizando a nossa cultura empreendedora, pois o Sebrae tem pessoas capacitadas para orientar e levar esse conhecimento a esses empreendedores, a prova disso que na minha equipe de governo, tem várias pessoas egressos do Sebrae”, relatou o prefeito Clécio Luís.

O conselheiro do Sebrae no Amapá, representante do Sebrae Nacional, Newton de Castro, percebeu uma evolução muito grande nas mudança da estrutura que alimentam o empreendedorismo local, “a Feira do Empreendedor tem um papel importante desenvolvido pelo Sebrae há mais de 10 anos em todos os estados, ele é uma lente de aumento, pois todos nós vemos um ambiente de negócio diário como açougue, mercearia, sapateiro e eu sempre lembro do pequeno empresário, mais nem sempre a gente vê o que está atrás da pequena empresa, e os segmentos de panificação e beleza são atividades que atendem desde a comunidade mais simples a comunidades mais sofisticadas e são pequenas empresas passando por todo esse extrato social e esse papel orientador é o que o Sebrae apresenta nos circuitos das feiras”, afirma.

O superintendente do Banco  do Brasil, Rosélio Arnold Furts, disse que é uma grande satisfação para o Banco do Brasil apoiar a Feira do Empreendedor, evento que já se tornou referência no Estado do Amapá e destaque nacional. “Apoiamos a Feira em todos os estados onde acontece o evento, por sermos parceiros do Sebrae e pela importância que às Micro e Pequenas Empresas representam para nossa economia com 99 % da empresas formais da nossa economia do país, respondem com 52% de pessoas ocupadas e representam 21% do nosso Produto Interno Bruto (PIB)”, garante.

Para o gerente regional da Caixa, Marcelo Figueiredo, a Feira do Empreendedor é um evento de oportunidades e a Caixa como parceira do Sebrae e agente de políticas públicas do governo federal tem mais uma oportunidade de fazer cumprir a sua missão diária de ser o banco das micro e pequenas empresas e o banco de todos os brasileiros, a Feira do Empreendedor conta com o atendimento das instituições financeiras e a Caixa trouxe para o evento, o seu melhor capital intelectual do estado com atendimento aos empreendedores, sendo feito por gerentes do segmento de pessoa jurídica da Caixa.

A diretora da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Meryan Gomes Flexa, em pronunciamento afirmou que a Sudam se sente honrada em participar de um evento de oportunidade para o estado. “Sabemos que o empreendedorismo no Brasil cresce exponencialmente como geração de oportunidade de negócio, emprego e renda, e no Amapá já fazemos uma história diferente, pois os horizontes de perspectivas profissionais vem se expandindo para além do concurso publico, e isso está evidenciando a vocação do estado para a prestação de serviço, portanto este evento é de fundamental importância para debater o papel de destaque do empreendedorismo na economia e na sociedade brasileira, mais também os desafios do setor como a organização ao criar uma empresa, ou um novo produto sobretudo no Estado do Amapá, onde temos um horizonte otimista, mercado interno e várias oportunidades de desenvolvimento”, finaliza a diretora da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Meryan Gomes Flexa.  

Feira do Empreendedor 2013

A Feira do Empreendedor é um evento destinado a quem deseja empreender, abrir um negócio ou incrementar o que já possui. É realizada pelo Sebrae de dois em dois anos, em todos os estados brasileiros e tornou-se uma excelente ferramenta para multiplicar e fortalecer as micro e pequenas empresas. Reúne e apresenta oportunidades diversificadas sempre com foco no mercado, entre elas, abertura de empresas, gestão empresarial, alternativas de negócios, novos empreendimentos, inovações tecnológicas e acesso ao mercado e ao crédito.

O evento objetiva ainda, aproximar potenciais empresários, profissionais liberais autônomos, pessoas interessadas em ter seu próprio negócio no campo ou na cidade, público interessado em franquias e representações, jovens empreendedores, empresários interessados em adquirir máquinas e equipamentos e empreendedores individuais.


Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Hotsite da Feira do Empreendedor:  www.feiradoempreendedorap.com.br


Twitter:@sebraeap
Facebook:/sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário