Divulgação das ações do Sebrae Amapá e parceiros.

Visitas

sábado, 19 de outubro de 2013

Embrapa apresenta tecnologia em secagem de frutas e hortaliças na Feira do Empreendedor

A tecnologia desenvolvida pela Embrapa é acessível aos pequenos produtores
Fernanda Picanço


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresenta na Feira do Empreendedor 2013 equipamento de utilidade às pequenas propriedades e às donas de casa da cidade. O equipamento foi desenvolvido pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro) para desidratar frutas e legumes, conservando-as por até três (3) meses, sem a perda do valor nutricional.

Uma das vantagens do secador de frutas é que ele pode ser fabricado em casa a um custo mínimo. Na Feira do Empreendedor 2013, o equipamento apresentado tem a capacidade de secar 60kg de fruta, e com isso gerar uma renda diária de R$ 29,70.

O secador exposto no evento, foi fabricado com compensado naval, revestido internamente com chapa de alumínio, dentro da qual são instaladas bandejas para colocação da fruta, lâmpadas incandescentes, que aquecem o compartimento em até 70ºC, desidratando o produto, e um pequeno ventilador para circular o ar internamente e tornar o processo mais homogêneo.

O analista da Embrapa Agroindústria do Rio de Janeiro, André Gomes, disse que o secador de frutas, por ser um equipamento de dimensões reduzidas, o seu transporte é fácil. “O equipamento é de simples higienização, já que o revestimento interno de alumínio facilita a sua limpeza” disse o analista André Gomes.

André Gomes ressalta ainda que o equipamento pode ser utilizado para desidratar manga, banana, maçã, ameixa, pêssego, banana, pimentão, uva, cebola, dentre outras. “O secador de frutas é uma tecnologia desenvolvida pela Embrapa, com o objetivo de reduzir as perdas de alimentos, principalmente de frutas e hortaliças; vegetais que tenham vida útil muito reduzida, além de evitar essa perda, também proporciona uma grande agregação de valor na geração de renda, principalmente para pequenos agricultores e pequenas agroindústrias de alimentos”, esclarece o analista André Gomes.

A Embrapa Agroindústria de Alimentos editou o Manual para Construção de um secador de frutas, onde são encontradas as informações necessárias para a confecção do aparelho e a desidratação das frutas. “Na Feira do Empreendedor estamos fazendo a divulgação desse produto por meio do manual para a construção de secador de frutas, que a Embrapa disponibiliza, onde constam todas as informações necessárias para que qualquer pessoa de qualquer localidade do país possa construir esse equipamento inclusive fazer a comercialização do próprio equipamento para produtores de frutas”, declara André Gomes.

Benefícios

As vantagens da secagem resultam na melhor conservação do produto, redução do peso, e consequentemente redução do custo de transporte e armazenamento em relação aos produtos enlatados e congelados.

Com a secagem, ao diminuir a quantidade de água, estará não só reduzindo o peso, mas também criando condições desfavoráveis para o crescimento microbiano no produto, pois alguns produtos, quando submetidos à secagem, conservam bastante intactas suas características físicas e nutritivas, e retornarão ao aspecto natural ou sofrerão poucas alterações quando reconstituídos em água. “Assim, este processo representa uma forma viável de conservação de alimentos para consumo humano.”, finaliza o analista da Embrapa André Gomes.

Feira do Empreendedor 2013

A Feira do Empreendedor no Amapá acontece no período de 16 a 19 de outubro, na área de exposições da sede Sebrae em Macapá, um espaço de 7 mil m² e estrutura montada de 3.500m², na qual estarão expondo 65 empresas com foco em oportunidades de negócios. A temática esse ano é ‘Inovação, Segurança e Competitividade’. A expectativa de público visitante nos quatro dias de evento é de 17 mil pessoas, entre potenciais empresários, produtores rurais, microempreendedor individual e empresário da Micro e Pequena Empresa.

Em 2013, o evento conta com o patrocínio da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Banco do Brasil, Caixa, Governo Federal e apoio da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).

Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Hotsite da Feira do Empreendedor: www.feiradoempreendedorap.com.br
Twitter:@sebraeap
Facebook:/sebraeap
Compartilhar:

0 Comments:

Postar um comentário